Evento em Brasília, promovido pelo MEC e UNICEF, debateu políticas públicas para fortalecer os anos finais do ensino fundamental, com participação ativa do estado.
A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) destacou-se no “Seminário Nacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental: transições, trajetórias escolares e a garantia do direito à aprendizagem”, realizado em Brasília. O evento, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), reuniu representantes de redes estaduais e municipais de ensino para discutir os desafios e perspectivas do Programa Escola das Adolescências (PROEA).
Criado em julho de 2024 por meio da Portaria nº 635/2024, o PROEA é uma estratégia federal que oferece apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). O programa busca construir uma proposta curricular inovadora, que se conecte com as diversas realidades da adolescência no Brasil, promova um ambiente escolar acolhedor e impulsione a qualidade da educação, melhorando o acesso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
O Maranhão, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), participou ativamente do seminário. A contribuição do estado centrou-se na mesa temática “Currículo: Sentidos, pertencimento e relevância”, que debateu a implementação do PROEA. Durante a sessão, a delegação maranhense apresentou as experiências locais bem-sucedidas, focando em três pilares principais: o desenvolvimento profissional de professores, através de capacitação e formação continuada para educadores; a gestão e governança escolar, com estratégias para melhorar a administração e o ambiente escolar; e os Clubes de Letramento, iniciativas realizadas em escolas contempladas com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que promovem o protagonismo juvenil e o fortalecimento das práticas pedagógicas.
Para Daiane Barboza, Articuladora Estadual do PROEA no Maranhão, o evento foi um marco importante. “O Seminário foi uma oportunidade de fortalecer uma política voltada para as adolescências de todo o Brasil. A realização de mesas temáticas com órgãos intersetoriais possibilitou o engajamento das diferentes redes de ensino para uma educação de qualidade para nossos adolescentes maranhenses”, afirmou.
A participação do Maranhão no seminário reforça o compromisso do estado com a construção de uma educação pública inclusiva e equitativa, alinhada diretamente com a missão do PROEA de apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar para todos os adolescentes. A iniciativa do MEC e UNICEF se estrutura em três eixos – governança; organização curricular e pedagógica; e desenvolvimento profissional –, nos quais o Maranhão já demonstra avanços concretos e serve de exemplo para outras unidades da federação.
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