8/11/2017 4:14 pm

Matemático maranhense e patrono do Biênio da Matemática é homenageado em casa

06169_img_20171108_wa0030_5984703269438723568

Seduc e intelectuais na solenidade de homenagem ao matemático Joaquim Gomes de Souza

A Praça que leva o nome e traz exposto um busto do matemático maranhense, Joaquim Gomes de Souza, no município de Itapecuru, foi o palco, na manhã desta quarta-feira (08), para a solenidade que homenageou este grande nome escolhido como patrono do Biênio da Matemática.

O espaço foi tomado por pessoas da comunidade e, principalmente, por professores e estudantes das redes estadual e municipal de ensino que mergulharam no mundo da Matemática para descobrir os prazeres de lidar com os números e fórmulas que tanto encantaram Gomes de Souza, o notável itapecuruense que fez dos seus 35 anos de vida uma eterna busca pelo conhecimento.

As homenagens a Joaquim Gomes de Souza integram um conjunto de atividades da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e instituições parceiras para dar expressividade ao Biênio Matemática, ação do Governo Federal que tem entre seus objetivos incentivar o aprendizado da matemática e do raciocínio lógico, além de produzir e trazer para o país múltiplas experiências que gerem novas descobertas.

O biênio marca a realização, pela primeira vez no Brasil, da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO)2017 e do Congresso Internacional de Matemática (ICM) em 2018. Em Itapecuru, o evento teve como parceiros a Prefeitura, Academia Maranhense de Letras (AML), Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (Aicla) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) – campus Itapecuru-Mirim.

Estudantes das redes estadual e municipal recebendo certificado de desempenho na Matemática

O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, presente na solenidade, destacou a importância de Gomes de Castro para o Maranhão e para o Brasil. “Esse é momento de reconhecimento, de homenagem e de inspiração por tudo o que Gomes de Souza representa para o Maranhão, o Brasil e o mundo, tanto que ele foi escolhido entre tantos matemáticos do mundo para ser o patrono desse evento internacional, que é o Biênio da Matemática. Isso é muito significativo para nós. Gomes de Souza nos incentiva a acreditar que todos somos capazes de ir além e de transformar a própria vida, e contribuir para o desenvolvimento da sociedade”, pontuou Camarão.

“Gomes de Souza inspira o Governo do Maranhão, que instituiu programas como o Mais Ideb, visando, também, fortalecer do ensino da Matemática, por meio da capacitação dos professores, do acompanhamento e avaliação dos estudantes”, finalizou o secretário.

O prefeito Miguel Lauande declarou que o Biênio da Matemática colocou a cidade de Itapecuru na cena Nacional. “Agradeço ao Governo do Estado pela sensibilidade em reconhecer a importância desse momento em que a biografia de Souzinha é resgatada e apresentada com mais força para nossos estudantes. O que queremos é que esse orgulho varonil contido na letra do hino desta terra, seja estendido a esse filho ilustre de Itapecuru, digno de honrarias pelo país e ao redor do mundo”, disse Miguel Lauande.

O Presidente da AML, Benedito Buzar, que também é Itapecuruense, ressaltou: “Este é um evento internacional. O mundo inteiro vive o Biênio da Matemática. E este evento traz o nome de um filho ilustre desta terra. O que desejamos é que isso sirva de estímulo para os nossos jovens, que eles se espelhem em Gomes de Souza, que saiu desta terra e foi escrever o seu nome na história do mundo”, ressaltou Buzzar.

Dez alunos de escolas das redes estadual e municipal de ensino receberam certificados de honra ao mérito, em reconhecimento pelo desempenho na matemática. Entre eles, Sheila Santana da Cruz dos Santos, aluna do C.E. Airton Senna, que foi destaque da escola em todos os desafios matemáticos realizados este ano.

“A Matemática é a disciplina que eu mais gosto na escola. Este ano, eu passei em todas as etapas da Olimpiada de Matemática e estou esperando o resultado final. Também tive um ótimo desempenho nos simuladões Mais Ideb. Gomes de Souza é minha inspiração por tudo o que ele é”, declarou a estudante.

“Quando resgatamos a história de notáveis, como o Gomes de Souza, estamos estimulando os nossos jovens para que passem a ver neste intelectual um referencial de vida e busca pelo conhecimento”,destacou a presidente da Academia Itapecuruense de Letras, Jucey Santos de Santana.

Joaquim Gomes de Souza

Joaquim Gomes de Souza nasceu em Itapecuru-Mirim, em 15 de fevereiro de 1829, filho de uma família próspera no cultivo de algodão. Souzinha, como era carinhosamente chamado, tornou-se bacharel em Ciências Físicas e Matemática pela Escola Militar do Rio de Janeiro, em 1848. No mesmo ano, defendeu a tese Dissertação sobre o Modo de Indagar Novos Astros Sem o Auxílio das Observações Diretas, recebendo o primeiro título de doutor concedido pela Escola Militar.

Apresentou suas teorias na Royal Society of London, na Inglaterra e frequentou diversos cursos de Matemática na Universidade de Sorbonne (Paris). Gomes de Souza faleceu no dia 01 de junho de 1864.

Anúncios

Na solenidade, o secretário Felipe Camarão anunciou que a cidade de Itapecuru será contemplada com uma escola de Educação Integral. O Centro de Ensino Airton Senna, que está sendo reformado, a partir de 2018 será transformado em um Centro Educa Mais. Outra novidade anunciada pelo secretário é que a escola que leva o nome de Gomes de Souza, e atualmente é cedida para a prefeitura, será definitivamente doado ao município.

Fotos: Lauro Vasconcelos