11/11/2017 11:13 pm

Moradia, infraestrutura, esporte e lazer para a população de Santa Filomena

06294_img_20171111_wa0061_7196281342887072248

Governo entrega casas populares nos povoados de ato Verde, Faveira, Formosa, Grota da Laje e Mato Verde, em Santa Filomena.

Um clima de alegria, festa e contentamento tomou conta da população de Santa Filomena do Maranhão, a 345 km de São Luís, durante a visita do governador Flávio Dino, neste sábado (11).

No município, o governo entregou uma série de benefícios importantes nas áreas de infraestrutura, habitação, esporte e lazer, que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Por meio do programa Minha Casa, Meu Maranhão, que tem como meta substituir 3 mil casas de taipa nos 30 municípios que integram o Plano Mais IDH, o governo entregou 100 unidades habitacionais em quatro comunidades: 41 casas em Grota de Laje, 18 em Mato Verde, 21 em Faveira e 20 em Formosa.

E assim, famílias como a da  lavradora Maria Veneri dos Santos Souza, que esperou 65 anos para morar em uma casa de alvenaria, vivenciaram um momento de pura emoção em ver realizado o sonho de uma moradia mais digna e própria.

“Eu ‘tô’ muito feliz e cheia de orgulho, porque eu nunca esperava um governador na minha casa. Eu  ‘tô’ emocionada, também, porque eu nunca esperava ‘pissuir’ uma casa como essa, e agora ‘pissuio’. Eu agradeço o Flavio Dino que trouxe essa casa pra nós”, disse a lavradora que mora em Grota de Laje.

Dona Maria do Socorro Gomes Moreira, parecia não caber em si de tanta felicidade. Em agosto deste ano, a lavradora teve a casa queimada quando torrava coco pra fazer azeite. Agora ela tem moradia nova. E não é só isso.

“Ave Maria, eu ‘tô’ muito alegre e satisfeita. Eu ganhei casa, ‘tô’ estudando na escolinha pelo Sim, eu posso!, e também fui beneficiada com criação de galinha e peixe com o Sisteminha que o governo deu”, destacou dona Maria do Socorro.

06294_img_20171111_wa0063_6358245276350774645As casas têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro é muito mais dignidade.

“Vixe, o banheiro era muito ruim, era de palha. Eu nunca ia poder construir uma casa como essa. Por isso eu agradeço muito ao governo, por ter dado uma casa como essa. É um sonho realizado”, destacou Maria Luana da Silva, moradora de Grota de Laje.

A lavradora Adriana Gomes Moreira recebeu a casa, a visita e um abraço emocionado do governador Flavio Dino. “Só felicidade, é muita! Porque ele me deu uma casa digna de verdade. Porque eu acho que eu nunca ia poder ter uma casa digna como hoje eu tenho. Ele sabe que ele mora dentro do meu coração”, disse a lavradora com a voz embargada.

“Essa é a certeza de que estamos no caminho certo, porque nos decidimos governar com responsabilidade, e como dona Adriana acabou de dizer para todos nós, com senso de prioridade, sabendo escolher aquilo que é mais importante. Quando você tem poucos recursos, você tem que saber gastar bem esse pouco recurso. E nós temos como prioridades as políticas sociais, priorizado os direitos de quem tem menos, de quem não era visto, de quem era invisível para quem governava o Maranhão” , disse o governador.

“Estar aqui na casa de dona Adriana me faz lembrar que ap palavra lar tem a mesma origem da palavra lareira, que é fogo, que é calor. E é nesse calor humano que a gente acredita, nesse calor que vem das pessoas, do senso de dignidade e do senso  por justiça social e cIdadania”, conclui Flavio Dino.

“Isso é trazer políticas públicas, trazer moradia digna a quem precisa, com condição de habitabilidade, porque aqui também trouxemos água, que é um bem precioso para todos nós. Então, estamos aqui todos realizados em concretizar os sonhos dessas famílias”, pontuou Flavia Alexandrina Moreira, Secretaria de Estado das Cidades

06294_img_20171111_wa0059_3252245487619074791Além das casas, os povoados de Grota de Laje, Mato Verde e Faveira receberam 580 metros de rede de abastecimento e dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) que vão beneficiar cerca de 500 famílias, aproximadamente 2.500 pessoas.

A água também chegou para os moradores do povoado Nazaré. Na comunidade, 120 famílias já estão sendo beneficiadas com a entrega de um poço artesiano, por meio do programa ‘Água Para Todos’, no Maranhão, coordenado pelo Comitê Gestor da Sagrima.

No centro da cidade, o governador e o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, entregaram à comunidade, o Ginásio Poliesportivo Roseni Mourão Costa e uma Academia da Saúde com equipamentos adequados para atividades físicas, além de um espaço Zumba, que beneficiarão diretamente estudantes e toda a população local.

A obra, que integra as ações do Plano Mais IDH  e o Escola Digna, foi realizada pelas Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Esporte e Lazer (Sedel), em parceria com o Mateus, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, garantindo investimentos na ordem de R$ 400 mil.

A obra do ginásio foi solicitada pelo prefeito Idan Torres, no primeiro semestre deste ano, durante visita do governador ao município. Em menos de 8 meses a obra foi concluída.
Além disso, foram entregues 204 kits esportivos para a juventude local.

O Secretário Felipe Camarão destacou a importância das ações na área do esporte educacional. “São ações que beneficiarão não só os estudantes do município, que passarão ter um local para a prática do esporte educacional, mas, também, toda a população local. É mais uma obra que demonstra o compromisso do governador Flávio Dino com os municípios”, disse o secretário Felipe Camarão, que acompanhou o governador no cumprimento da agenda.

Seu Roseno Gomes, de 72 anos, aluno da Jornada de Alfabetização ‘Sim, eu posso!’ entregou ao governador um cofinho com azeite de coco e fotos dos amigos de sala de aula, acompanhado de um pedido. “Governador nunca se esqueça de nós. E não esqueça dos óculos porque tem muito aluno com dificuldade de enxergar”, disse o aposentado que ouviu do governador: “Seu Roseno, o seu pedido será atendido”, disse Flavio Dino.

Mais obras do governo em Santa Filomena

O governador Flavio Dino assinou ordem de serviço garantindo investimentos de R$ 1 milhão do programa Mais Asfalto, para melhorar a estrutura de ruas na sede do município, solucionando problemas antigos de falta de infraestrutura.

No município, também, está sendo construído um restaurante popular que deverá ser inaugurado até o início do próximo ano, levando alimentação de qualidade, a baixo custo a quem precisa.

Ações anteriores

Em Santa Filomena, a entrega destas obras soma-se a outras ações que o Governo do Estado vem desenvolvendo no município, como a doação de um ônibus escolar, a entrega de três Escolas Dignas, a construção de poços artesianos para o abastecimento de povoados, entre outras ações.

“O Governo demonstra que é um governo municipalista, que tem um olhar especial para os municípios, principalmente os mais pobres, que são os que mais precisam dessa mão amiga. Este tipo de parceria é um ganho muito grande para a população de Santa Filomena, haja vista que é uma população muito carente, e o governador com a sensibilidade de um grande político, tem tido um olhar especial para nossa cidade”, afirmou Idan Torres, prefeito de Santa Filomena,.

Governo entrega casas populares nos povoados de ato Verde, Faveira, Formosa, Grota da Laje e Mato Verde, em Santa Filomena.

Governo entrega casas populares nos povoados de ato Verde, Faveira, Formosa, Grota da Laje e Mato Verde, em Santa Filomena.

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI