Núcleos de Educação Integral que o Governo do Estado está construindo no município de Santa Luzia. Foto: Divulgação
Sete Núcleos de Educação Integral estão sendo construídos pelo Governo do Estado. Nas cidades de Santa Inês, Santa Luzia do Tide, Codó, Viana e Vargem Grande as obras já foram iniciadas e mais dois serão construídos nas cidades de Zé Doca e Açailândia. O investimento, de R$ 5 milhões em cada unidade beneficiará, aproximadamente, 25 mil estudantes da Rede Pública Estadual e das redes municipais.
Os Núcleos de Educação Integral fazem parte da estratégia do Governo do Maranhão de cumprir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de incluir 30% dos alunos em escolas de tempo integral. Vão atender estudantes das escolas das regiões beneficiadas que poderão exercer estudos complementares como atividades artísticas, esportivas, de laboratórios e reforço escolar.
“Funcionarão a partir de 2018 e vão integrar o currículo dos alunos das escolas do entorno, com foco em atividades de aprofundamento dos conteúdos trabalhados na base nacional comum, em atividades de experimentação científica, de arte e cultura e esportivas”, enfatizou o secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão.
Cada um dos núcleos terá quadra, auditório, biblioteca e laboratórios de química, biologia e física. Os alunos terão acesso a salas de robótica, informática e matemática, artes e idiomas. Há salas de descanso para os professores, para os alunos, ambulatório, banheiros, sala de professores, almoxarifado e sala de direção.
A construção das unidades movimenta a economia local. Os materiais minerais (areia, seixo, barro etc.) são comprados no município e 80% da mão de obra é local, o que injeta mais renda às regiões.
“O nosso país passa por uma crise que assola a maioria dos Estados, mas com a responsabilidade e a sensibilidade do governador Flávio Dino, o Maranhão está num patamar bem melhor. As obras que acontecem em todos os cantos do estado geram empregos aos moradores melhorando a renda aos municípios. Além do mais, trabalhar em uma obra que vai beneficiar sua comunidade traz um sentimento positivo aos colaboradores” argumentou o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto.
Flávio Rodrigues Gomes, 27 anos, comemora a abertura de trabalho e escola de qualidade para seus filhos. Foto: Divulgação
Em Santa Luzia, 21 colaboradores trabalham para entregar a obra do Núcleo de Educação Integral da região. Flávio Rodrigues Gomes, 27 anos, tem dois filhos, um de três anos e a outro que ainda vai nascer. Para ele, que estava desempregado, a construção do prédio significa tranquilidade na hora de buscar serviço. “Quando a gente trabalha fica tranquilo, ainda mais sabendo que as crianças vai ter um lugar onde vão aprender mais”.
Mais educação
Ainda fazem parte das metas do governo Flávio Dino a construção de mais Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema), além de escolas de tempo integral (Educa Mais).
“Além dos Núcleos de Educação Integral, o governo Flávio Dino está trabalhando em mais duas ações concretas que buscam garantir o acesso da juventude maranhense à educação integral. Isso acontece através dos Iemas, que ofertam ensino médio com educação profissional, com sete unidades plenas em funcionamento neste ano, e os Centros Educa Mais, que ofertam ensino médio em tempo integral, com foco na construção do projeto de vida dos alunos e no protagonismo juvenil, 11 em funcionamento” completa Felipe Camarão.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI