24/10/2016 1:29 pm

Oficinas culturais mobilizam estudantes do CE Vinícius de Moraes, na Divineia, durante a Caravana Estudantil

foto 1 - caravana estudantil

Estudantes do Vinicius de Moraes participam de oficina sobre cultura oferecida pela Caravana da Juventude

“A identidade de cada grupo, depende do que ele faz, do que ele produz, são as manifestações culturais que ele preserva, e isso não pode morrer”, disse Marcos Vinicius Cutrim, 16 anos.

“Aqui a gente pode ser ouvida de alguma forma, por alguma ideia ou forma de expressão como: dança, grafite, música. E ao mesmo tempo a gente pode expressar o que pensa sobre tudo isso. Acho muito bacana! A gente pensa: poxa, a gente também é importante e também tem voz”, enfatizou Erislaine Batalha, 16 anos.

foto 2 - caravana estudantil

Estudantes Vinicius de Moraes participam sobre oficina de grafite

Este foi o tom do debate sobre ‘cultura’ envolvendo os estudantes do CE Vinícius de Moraes, no bairro Divineia, na sexta-feira (21), durante a passagem da Caravana Estudantil. Entre as oficinas voltas para a temática cultural estavam as de dança, grafite, cultura e formação artística. Esta última ministrada por Jeová França, que levou os estudantes a discutirem e refletirem sobre as manifestações culturais dentro e fora da escola, o empoderamento, o sentimento de pertencimento e de identidade escolar.

A ideia é motivar a juventude para ser protagonista do fazer cultural que envolva a escola e a comunidade. “Eu digo para eles da necessidade de eles se motivarem para participar desse fazer cultural. A participação cidadã é mais forte e mais rica quando eles atuam na escola, no bairro, no grupo social a que pertençam. E é isto que nós estamos tentando fazer, com que eles despertem esse sentimento de poder ser, poder fazer!”, ressaltou Jeová França.

Na oficina de grafite o pátio interno da escola recebeu um painel colorido feito por estudantes, sob a coordenação dos oficineiros Gil Peniel e Gudo Soares, grafiteiros do grupo Vírus Urbano. “A gente, aqui, está trabalhando com eles um pouco desse conceito da cultura de rua que é o Hip Hop, e dentro desse universo o grafite, passado a ideia do que fazer e como fazer para que eles possam fazer de uma forma correta, usando o grafite como arte educadora”, explicou Gudo.

foto 3 - caravana estudantil

Caravana Estudantil na escola Gonçalves Dias

Os estudantes ficaram fascinados com a possibilidade de ter uma oficina de grafite. Para Edgar Araújo Lima, de 17 anos, foi fácil entender o conceito de grafite. “Grafite é uma forma de expressar a nossa arte, o nosso pensamento. E isto é muito bacana. Está sendo muito importante para gente receber essa Caravana Estudantil, e nos dá mais um conhecimento sobre grafite”, comentou Edgard.

Os alunos participaram, debateram e receberam a caravana de forma positiva. “Quando a comunidade se junta, quando os alunos se unem, em nome da cultura, a escola fica mais forte, a cultura fica mais forte e a gente aprende mais”, destacou Maria Eduarda Costa Rodrigues, 16 anos.

foto 5 - caravana estudantil

Caravana Estudantil no CE Manuel Beckaman

Na oportunidade foram realizadas, ainda, palestras, ações culturais e esportivas, além de rodas de conversas sobre temas atuais que envolvem os estudantes em debates sobre temas como protagonismo juvenil e participação social, gênero e diversidade.

“Todo o trabalho da caravana vem de encontro às atividades realizadas na escola. Com certeza vai somar muito”, ressaltou Déborah Medeiros, gestora do CE Vinícius de Moraes.

A “Caravana Estudantil: A juventude pede passagem”, foi criada pelo governo do Maranhão com a finalidade de ampliar a participação do estudante na escola e incentivar o protagonismo juvenil a partir do ambiente escolar.

Agenda

Na última semana a caravana percorreu as escolas: UI Joaquim Gomes de Souza (Cohab), Manuel Beckman (Bequimão), Rio Grande do Norte (Radional) e Gonçalves Dias (Bairro de Fátima). Até dezembro o projeto deve chegar a 32 escolas pólos das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs).

A partir desta segunda-feira (24), a Caravana Estudanil reunirá estudantes do eixo Itaqui Bacanga no CE Profa Dayse Galvão Sousa (Av. Contorno, S/N, bairroVila Embratel). Na terça-feira (25), será a vez CE Benedito Leite (Centro) e na quarta-feira (26) no Caic Ribamar, em São José de Ribamar.

Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI