23/08/2019 4:14 pm

Ouvidores nacionais conhecem experiência do MA com aplicativo Minha Escola App

Equipes da Seduc e Ouvidoria Nacional dialogam sobre as ações do Governo do Estado para a educação

Equipes da Seduc e Ouvidoria Nacional dialogam sobre as ações do Governo do Estado para a educação

Equipe da Ouvidoria Nacional de Serviços Penais do Departamento Penitenciário Nacional, órgão ligado ao Ministério da Justiça, esteve, nesta semana, na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para conhecer o projeto Minha Escola App – aplicativo de celular desenvolvido pela pasta do Governo do Estado para aproximar a comunidade estudantil da secretaria e fortalecer a gestão democrática com a transparência e controle social.

O aplicativo foi premiado ano passado pela Controladoria Geral da União (CGU) no concurso nacional de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias, conquistando primeiro lugar na categoria “Boas Práticas de Ouvidoria”.

“Tive a oportunidade de participar do evento de premiação da CGU, onde a Secretaria de Educação, através da ouvidoria, foi premiada. Lá tivemos o contato com o ‘app’, uma ferramenta importante que dialoga com a questão do jovem, em uma geração que está ligada completamente a esses artefatos eletrônicos”, explicou a ouvidora nacional Cíntia Rangel.

Subsecretário Danilo Moreira e equipe da Seduc com os ouvidores nacionais

Subsecretário Danilo Moreira e equipe da Seduc com os ouvidores nacionais

A ouvidora informou que o órgão nacional está desenvolvendo um projeto para trabalhar com as portas de entrada do sistema prisional. “Hoje mais metade da população carcerária no Brasil são jovens de 18 a 29 anos. E a escola é o núcleo principal das transformações e a gente sabe que todos os grandes projetos que deram certo no enfrentamento da criminalidade tiveram a escola como seu cenário fundamental. Portanto, vimos conhecer um pouco da experiência da Seduc, daquilo que está sendo feito através do Programa Escola Digna”, destacou Rangel.

Juciane Prado Lourenço da Silva, também da ouvidoria nacional, ressaltou o papel da escola no processo de formação dos jovens. “A gente identifica a escola como um lugar de discussão sobre o sistema prisional para que a sociedade participe da construção de um sistema prisional melhor e contribuir para reintegração da pessoa em privação da liberdade. E o aplicativo é uma forma de alcançar o jovem, a gente consegue maximizar nosso alcance da sociedade. A ideia é aproveitar a ferramenta para tratar de execução penal de uma maneira mais leve”, realçou.

A equipe da Ouvidoria Nacional de Serviços Penais do Departamento Penitenciário Nacional foi recebida na Seduc pelo subsecretário Danilo Moreira; a Assessora Especial, Rosyjane Pinto, e a ouvidora da secretaria Samira Simas. Também participou da visita à Seduc, integrando a equipe da ouvidoria nacional, Luíz Fernando Chaves da Mota.

Fonte: Seduc
23/08/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI