13/03/2018 4:13 pm

Ouvidoria da Seduc recebe prêmio nacional pelo Projeto Conversando com a Escola

foto 2

A ouvidora Samira Simas recebeu o prêmio no Rio de Janeiro

A Ouvidoria da Secretaria de Estados da Educação (Seduc) recebeu, nesta segunda-feira (12) no Rio de Janeiro, o Prêmio do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), como um dos vencedores do I Concurso de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias. O Concurso tem como objetivos estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas por ouvidorias públicas em todo o país, tendo como destaque a inovação e efetividade no aprimoramento da participação social e na melhoria da gestão.

As práticas desenvolvidas pelas ouvidorias foram avaliadas por meio de critérios como criatividade e inovação, custo-benefício, efetividade, além de simplicidade e facilidade de replicação. Foram premiadas as três melhores práticas. A Ouvidoria da Seduc recebeu o prêmio pelo projeto ‘Conversando com a Escola’, que ficou em terceiro lugar na categoria ‘Ampliação de Espaços e Canais de Participação Social’ do concurso.

A ouvidora Samira Simas recebeu o prêmio no Rio de Janeiro

O projeto Conversando com a Escola tem o objetivo de estimular a formação cidadã dos estudantes da rede pública estadual. Para isso, as equipes visitam as escolas estaduais apresentando para a comunidade escolar o trabalho que é desenvolvido pelo setor e dialogando sobre a importância da participação de todos na busca por uma educação de qualidade.

O projeto se distingue por ser uma prática original e diferenciada, pois além de promover essa aproximação da Seduc com a comunidade escolar, objetivando a solução das demandas enviadas, intermedia a participação de outros órgãos/instituições parceiros na realização de palestras e ações sociais que beneficiam, também, a comunidade na qual a escola está inserida.

Para Samira Simas, ouvidora da SEDUC, o reconhecimento se estende a todo a gestão do Governo do Maranhão. “Esse prêmio é um reconhecimento à proatividade do Governo do Estado que vai à escola buscando ouvir os alunos e antever e resolver algumas demandas da comunidade escolar”, celebrou. “Nós também expomos aos alunos os mecanismos que podem ser utilizados para o controle social e à condução de uma gestão transparente e democrática na escola”, concluiu.

“Podemos afirmar que estamos fazendo transparência e controle de acordo com os melhores padrões do país”, comemorou o ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha. “Esse prêmio é um reconhecimento à Rede de Ouvidorias do Governo do Maranhão, através do projeto Conversando com a Escola liderado pela Secretaria de Educação”, completou.

Ao todo, 71 boas práticas de ouvidoria de todo o país foram inscritas nas categorias ‘Aprimoramento do controle social’, ‘Ampliação de espaços e canais de participação social’ e ‘Melhoria na prestação de serviços públicos’.

Uma comissão julgadora, formada por três membros e suplentes, avaliou e julgou todas as práticas atribuindo notas de 0 a 10 em cada um dos quatro critérios de avaliação: criatividade e inovação; custo-benefício; impactos da iniciativa/contribuição para a efetividade; e simplicidade e replicabilidade.

Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação
13/03/2018

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI