23/05/2017 6:31 pm

‘Plano Mais Ideb’ já mobilizou mais de 600 profissionais da educação, durante a Caravana de Governo de Todos

01211_seduc_4_plano_mais_ideb_ja_mobilizou_mais_de_600_profissionais_da_educacao_durante_a_caravana_de_todos_nos_7387515761845426225

Professores da rede municipal de Mata Roma participam de atividade do Plano Mais Ideb no município, na ultima Caravana de Todos Nós

Mais de 600 profissionais da educação, de cinco municípios maranhenses, foram mobilizados com o Plano Mais Ideb, durante passagem da Caravana de Todos Nós em suas cidades. O objetivo do Plano é discutir ações para acompanhamento dos indicadores de rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono), bem como as sugestões de intervenções para a melhoria dos resultados.

Para a professora da rede municipal de Mata Roma, Viviane Barbosa, que há mais de 20 anos atua em sala de aula, o momento é oportuno para os profissionais da educação compreenderem um pouco melhor os fatores que influenciam no Ideb e conhecer melhor a realidade da educação de seu município, por meio do diagnóstico detalhado apresentado pela equipe.

“Com certeza, as pessoas que participaram estão saindo riquíssimas de conhecimento, uma troca de experiências muito boa entre a equipe da Secretaria de Estado da Educação e os professores e gestores daqui. Foi muito boa e que venham muitas outras vezes. Nosso município tem muitos profissionais bons e esse incentivo só enriquece nosso trabalho”, destacou.

O ‘Mais Ideb’ é uma das ações que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem levado a alguns dos municípios que recebem a Caravana de Todos Nós, realizada pela Secretaria de Estado da Comunicação e Articulação Política (Secap). Até o momento, o ‘Plano’ já passou por Bacurituba, Palmeirândia, Santo Antônio dos Lopes, Tutóia e Mata Roma, apresentando um panorama da realidade educacional de cada município.

“Parabenizo a equipe que veio, porque pela primeira vez recebemos uma caravana completa. Nosso município estava precisando e percebemos que a equipe da Seduc teve a preocupação de fazer uma análise minuciosa, levantar os dados do nosso município. Para mim, que sou professora da rede municipal, ficou uma mensagem bonita, de esperança e incentivo a todos que somos profissionais da rede e que levaremos para os demais colegas de trabalho que não estiveram presente: que juntos podemos mudar a realidade da educação de nosso município”, afirmou a professora que há mais de 10 anos atua na rede municipal de Mata Roma, Cássia Frota.

O encontro com os professores é uma das ações estratégicas da Seduc para melhorar os índices educacionais, oportunizando o debate e orientando os docentes quanto à prática pedagógica. “São movimentos importantes nos quais o Estado está próximo do professor, que está cada vez mais interessado em melhorar e desempenhar seu papel com qualidade. Dessa forma, todos ganham, principalmente os alunos”, explicou a professora Alice Bezerra, formadora do Mais Ideb pela Seduc.

“Foi um momento muito proveitoso porque o governo trouxe para nós muitos dados da educação que não tínhamos acesso e isso é importante para repensarmos nossa prática de sala de aula, como envolver nossos alunos e ser mais interativos com eles”, avaliou o professor da zona rural de Santo Antônio dos Lopes, Gledson Fernando Nascimento Mendes.

Mais fotos: