2/12/2019 5:13 pm

População de Açailândia comemora entrega de mais uma Escola Digna

Secretários Felipe Camarão e Clayton Noleto como o prefeito Aluísio Silva Sousa e demais autoridades descerram placa

Os estudantes das comunidades Novo Horizonte e Residencial Vale do Açaí, no município de Açailândia, agora têm uma escola perto de casa, sem mais precisar de ônibus escolar para chegar ao local de estudos. Isso, graças à Escola Digna inaugurada nesta segunda-feira (2) pelo Governo do Estado com oferta do 1° ao 9° anos do Ensino Fundamental.

“Para mim, foi muito importante, porque tenho uma filha especial e ela teria que ir estudar em outro lugar e eu ficava preocupada. Agora perto de casa ficou bem melhor, porque posso vir aqui na escola e também buscá-la”, contou Dilma de Oliveira Pereira, moradora da comunidade.

A Escola Municipal José Egídio Quintal Filho foi entregue pelos secretários de Estado Felipe Camarão (Educação) e Clayton Noleto (Infraestrutura). Ambos destacaram a amplitude do Programa Escola Digna, desenvolvido pelas duas pastas com obras educacionais em todas as regiões do Maranhão.

“Essa é a verdadeira revolução, educação pública e com qualidade para todos. E, no caso de Açailândia, o governador Flávio Dino já entregou uma escola de tempo integral, uma das maiores do estado, reformas de escolas e a partir do próximo ano o Colégio Militar. Além disso, todos os municípios da regional receberam obras do programa. E muito mais ações ainda virão”, enumerou Felipe Camarão.

O secretário Clayton Noleto também apontou a relevância do Escola Digna. “O dados comprovam que o Programa Escola Digna está no caminho certo, que é o caminho do desenvolvimento através da educação de qualidade a todos os maranhenses”, enfatizou.

O prefeito Aluísio Silva Sousa agradeceu pela parceria do Governo do Estado. “Açailândia agradece ao governo por mais esta ação importante para o povo desse município”, disse.

A escola foi construída em parceria com a Suzano Papel e Celulose, com investimentos na ordem de R$ R$ 777.600,00. São quatro salas de aula, diretoria, cozinha, banheiros e pátio interno, tudo no padrão Escola Digna.

“Muita felicidade para o nosso bairro receber uma escola assim nesse porte, organizada e equipada. Agora cabe à população cuidar dessa estrutura. Agradecemos o governo, a prefeitura e a Suzano que se uniram para entregar essa escola para nós”, destacou o presidente da Associação de Moradores do Vale do Açaí, Davyson Moura.

Seminário ADERA

Secretário Felipe Camarão participa do

Secretário Felipe Camarão participa do Seminário ADERA

Ainda em Açailândia, o secretário Felipe Camarão e o adjunto da Seduc, Daniel Carvalho, participaram do “1º Seminário Temático: Gestão Educacional Partilhada: Desafios e Possibilidades”, promovido pelo Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Região dos Açaizais (ADERA), que reúne 8 municípios da regional: Açailândia, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, São Francisco Brejão, Vila Nova dos Martírios, Cidelândia, São Pedro dos Crentes e Itinga do Maranhão.

“A educação do Maranhão já está em outro patamar, os índices colocam nosso estado em destaque. E esse Arranjo, com os municípios se organizando para vencer juntos os desafios da educação básica, é uma excelente iniciativa que já vem sendo realizada, como é o caso do consórcio dos governos do Nordeste. E quem ganha com tudo isso são os estudantes. Vocês têm o total apoio do governador Flávio Dino para garantir o sucesso da aprendizagem dos nossos alunos”, ressaltou Felipe Camarão.

“Nós, enquanto município, ficamos muito felizes com o comprometimento do Governo com a educação, demostrado aqui pelo secretário Felipe Camarão, principalmente no que diz respeito ao Arranjo, porque é uma necessidade de todos nós, que somos DME’s [Dirigentes Municipais de Educação]. E a sua fala hoje, aqui, nos traz a esperança de que avançaremos juntos”, avaliou a Secretária Municipal de Educação de Itinga do Maranhão, Eliane da Silva Ferreira.

Mais fotos:

Texto: Raphael Garreto