15/10/2017 11:02 am

Por meio do Escola Digna, Governo também investe em formação de professores

05404_professor_sala_de_aula_8782807655287595581

O Governo do Estado vem investindo na formação continuada dos educadores do Maranhão desde 2015. A iniciativa atende demanda histórica da rede pública estadual e contribui com as redes municipais, por meio de quatro frentes de capacitação de professores, gestores escolares e técnicos da educação. As ações integram o Programa Escola Digna.

O Mais Ideb, criado pelo Governo por meio da Secretária de Estado da Educação (Seduc), é uma das estratégias para elevar a qualidade do ensino oferecido aos estudantes da rede estadual, por meio da formação de educadores.

Só neste primeiro ano de implantação do plano, mais de 7.500 professores de Língua Portuguesa e Matemática de 800 escolas presentes nos 217 municípios já receberam a capacitação.

A formação foi solicitada pelos professores durante as Escutas Pedagógicas realizadas no início de 2017. O objetivo é melhorar a qualidade da educação pública no estado e, consequentemente, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

“Toda pesquisa aponta que, de todo investimento aplicado em educação, o que traz mais resultado é o investimento feito na formação de professores”, diz Fredson Paiva, professor de Língua Portuguesa da rede estadual, acrescentando que a formação continuada “nunca havia feito cultura no nosso estado, eram sempre formações esporádicas”.

André Bogéa, professor da rede estadual em São Luís, destaca a atuação do Governo: “Sou professor de Matemática da rede estadual há mais de 17 anos e pela primeira vez vejo uma ação realmente efetiva e continuada de formação de professores”.

“Percebo uma preocupação desse Governo no sentido de garantir que os professores reflitam sobre suas práticas e assim fortaleçam sua vocação de sala de aula, melhorando a aprendizagem dos alunos e os indicadores educacionais do estado”, completa.

Mais Gestão

Além dos professores, os gestores escolares também recebem capacitações. Por meio do Mais Gestão, 737 gestores escolares e professores que desejam ocupar a função de gestor já foram atendidos pela formação continuada, com aulas à distância em ambiente virtual desenvolvido pela Seduc.

Municípios

O Governo também está levando formação continuada a professores dos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano que aderiram ao Programa Escola Digna.

A capacitação é oferecida por meio de por meio de assessoria técnico-pedagógica para elevar os índices educacionais e contribuir na redução da pobreza e das desigualdades sociais nessas cidades.

A primeira etapa de formação foi realizada em abril deste ano e envolveu 170 técnicos das Secretarias Municipais de Educação de 85 municípios. Depois de capacitados, os técnicos passaram a atuar como formadores e articuladores pedagógicos, instituindo uma rede de multiplicadores responsáveis pelas capacitações dos demais educadores.

Hoje, depois de três formações realizadas na capital e seis nos municípios, cerca de 20 mil educadores de 121 municípios estão em processo de formação pedagógica por multiplicação. A meta é chegar a 89 mil educadores formados nestas cidades até o fim de 2018.

Além das formações, o Governo já distribuiu mais de seis mil cadernos pedagógicos de orientações dentro do eixo Gestão.

Avança

Outra frente de formação continuada de educadores municipais é o Avança, programa piloto de regularização de fluxo escolar que está sendo realizado em 31 municípios com baixos indicadores educacionais.

A ação faz parte do Plano Mais IDH, instituído pelo governador Flávio Dino para combater a extrema pobreza e promover a justiça social no estado. No total, 120 professores já receberam formação em Língua Portuguesa e Matemática, com o foco na regularização do fluxo escolar de estudantes do ensino fundamental.

“De forma inédita, o Governo Flávio Dino está contribuindo diretamente para a melhoria dos índices educacionais, garantindo o efetivo acesso à educação pelos discentes e avançando na construção de saberes mais sólidos e qualificados em todo o Maranhão”, destaca o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

“Não há caminho melhor para se construir uma escola digna de verdade se não for com professores qualificados e conscientes das suas missões como educadores”, finaliza o secretário.

Texto: Regina Sousa
Fotos/Divulgação