12/06/2017 6:58 pm

Primeiro Simuladão Mais Ideb empolga estudantes do 3º ano do ensino médio, de escolas da rede estadual

B“Achei muito importante e prazeroso e é uma forma de testarmos os conhecimentos de nossa aprendizagem no decorrer do Ensino Médio”. O depoimento é da estudante Thalia Jéssica, do C.E. Fernando Perdigão, que participou, nesta segunda-feira (12), ‘Simuladão Mais Ideb’, que beneficia estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas da rede estadual de ensino.

O simulado, que será aplicado em todas as escolas da rede estadual de ensino, tem como objetivo avaliar as habilidades de leitura, interpretação textual e resolução de problemas, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para Natália Caroline, também do C.E. Fernando Perdigão, “as questões são basicamente aquilo que estamos estudando”.

Nesta segunda-feira o simulado ocorreu em São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Matões, Parnarama, São Francisco do Maranhão e Timon, envolvendo aproximadamente 20 mil estudantes. Nesta terça (13) e quarta-feira (14), será realizado nos demais municípios maranhenses e envolverá 81.300 estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio de todo o Estado.  Mais outros dois simulados serão realizados, em agosto e outubro.

N“Interessante porque vemos nossa capacidade com relação as duas matérias. E, depois do resultado, podemos avaliar como nos saímos”, recomenda Késia Sousa, do Liceu Maranhense, que, também, participou do simulado desta segunda-feira. Para o estudante do C.E. Liceu Maranhense, Leonardo Barros, de 17 anos, o simulado possibilita aos estudantes uma avaliação de como está o aprendizado dele. “Foi muito bom. Com questões na média, de acordo com o que estamos estudando. Teve questões do 1º, 2º e 3º ano, o que nos ajuda muito no preparo para o Enem, tanto no conteúdo, como no modelo de aplicação da prova, que nos familiariza a administrar o tempo”.

“Eu acho que a importância de fazermos o simulado Mais Ideb é porque devemos testar os nossos conhecimentos. E, muito mais que isso, devemos mostrar que somos bons, não só para as estatísticas, mas, para nós mesmos”, disse Nara Leticia, estudante do C.E. Fernando Perdigão.

Nairon Jose dos Santos Costa acredita que o simulado, além de testar os conhecimentos, prepara os estudantes para futuras provas competitivas que eles queiram fazer. “Nos prepara para futuras provas como Olimpíada de Matemática e, até mesmo, para o Enem”.

O simulado integra as ações estratégicas do Plano Mais Ideb, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). É indicado como diagnóstico das aprendizagens e habilidades apresentadas em formas de descritores por meio da Matriz de Referência da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar.

SSSSDe acordo com o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, após a aplicação do simulado, serão elaborados boletins de desempenho por escolas, para que gestores e professores tenham um conhecimento mais apurado da realidade de sua escola. “São diversas ações que estamos desempenhando que vão desde a formação de professores à elevação da aprendizagem do estudante, para que possamos melhorar cada vez mais na qualidade de ensino ofertada na rede”. Ele informou que serão premiadas as escolas que alcançarem a meta estipulada pelo Governo do Estado. “Essa é uma forma de incentivarmos todos na construção desta educação pública de qualidade, que tanto almejamos”.

A professora de Língua Portuguesa, Jaqueline de Oliveira Almeida, parabenizou a realização do simulado. “Uma iniciativa muito válida, que serve não somente para avaliar os alunos, mas também para nós, professores, avaliarmos como está a nossa prática pedagógica e direcionar esses alunos a se prepararem melhor no que se refere à leitura, interpretação e ao raciocínio lógico que é exigido. Essa ação estratégica só vem contribuir com nosso trabalho junto aos nossos alunos”, enfatizou.

Mais Ideb

Instituído pelo governador Flávio Dino, em março de 2017, o Mais Ideb é o plano de ações estratégicas que visa elevar a qualidade educacional maranhense expresso na elevação dos indicadores. O programa tem como eixos principais a formação de professores, o acompanhamento pedagógico do rendimento/fluxo escolar e a elevação da aprendizagem do estudante.

Os índices do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] são aferidos de dois em dois anos e, no Maranhão, apresentaram estagnação na nota 3,0 de 2009 para 2011 e queda para 2,8 de 2011 para 2013. O número voltou a subir no primeiro ano da atual gestão do Governo do Estado, de 2,8 para 3,1 de 2013 para 2015. A meta, com as ações estratégicas, é que os índices continuem subindo, em ritmo cada vez mais acelerado, até 2021.

SSS

“O Governo do Estado está desenvolvendo ações do Mais Ideb em todo o Maranhão. São ações de qualificação, de formação dos professores, simulados e ações nos 217 municípios para que, no próximo ano, o nosso índice no Ideb seja qualificado, incrementado e a gente possa alcançar patamares melhores”, enfatizou Felipe Camarão.

 

 
Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI