31/07/2023 2:46 pm

Professores do NAE representam o Maranhão na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, em Santa Catarina

Os professores de ballet clássico Clemente Júnior e Egnaldo Gomes, do Núcleo de ArteEducação (NAE), participaram dos Cursos de Inverno da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, realizados durante o 40º Festival de Dança de Joinville, ocorrido entre os dias 17 e 28 de julho, em Santa Catarina.

Os cursos, da Técnica Russa Vaganova, são voltados para professores de dança e bailarinos – amadores e profissionais – e possuem 18 modalidades práticas e 10 de metodologia Vaganova para professores.

“Até então, não tínhamos no Brasil nenhum curso voltado especificamente para professores de ballet clássico. Então, vi nessa oportunidade uma forma de aprimorar e aprofundar os meus conhecimentos”, relata Clemente Júnior, professor do NAE.

A Técnica Russa Vaganova foi criada no século XX, pela bailarina russa Agripina Vaganova, e consiste em enfatizar a consciência corporal do aluno a cada movimento e utiliza a fluidez e expressividade dos braços e torços do método francês e os giros e saltos virtuosos do método italiano.

“Estudamos com professores capacitados, formados pela própria Escola Bolshoi do Brasil e da Rússia, o que me faz sentir muita segurança ao desenvolver as técnicas com os meus alunos”, acrescentou Clemente Júnior.

Sobre o NAE

O Projeto Núcleo Arte-Educação (NAE) é realizado no Teatro Arthur Azevedo (TAA), em parceria com as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Cultura (Secma), que proporcionam a alunos de escolas públicas da rede estadual, a realização de cursos de teatro, dança, canto coral e piano, com duração de 6 meses cada um. O projeto visa, também, a inclusão cultural da classe estudantil e comunidade em geral, permitindo o acesso a espetáculos de teatro, em sessões programadas no calendário do TAA.

Escola de Teatro Bolshoi

A Escola do Teatro Bolshoi de Joinville foi inaugurada no Brasil em 15 de março de 2000, sendo a única filial da Rússia, que é a maior escola de ballet do mundo. A unidade brasileira forma artistas da dança, segundo a metodologia Vaganova, com técnicas de dança contemporânea e disciplinas complementares. Para o professor Egnaldo Gomes, os cursos foram muito importantes, com técnicas essenciais a serem implementadas aos alunos do NAE. “Os cursos para professores da Escola Bolshoi Brasil foram um divisor de águas na minha vida. Aprendi como aplicar cada exercício, de acordo com a faixa etária, qual tipo de música e andamento mais indicados para cada nível, e também, a entender o tempo de aprendizado de cada aluno”, finaliza.