24/07/2016 6:53 pm

Programa Escola Digna: transformando a educação do Maranhão

Secretário Felipe Camarão conversa com alunos U.I. Maria José Aragão

O principal papel da escola é formar cidadãos conscientes, capazes de projetar para o mundo as transformações que nela se iniciam. Com uma visão muito clara da dimensão e responsabilidade da escola na vida de todo cidadão, é que o governador Flávio Dino instituiu o maior programa de investimento na Educação da história do Maranhão, o Programa Escola Digna.

Constituído como a macropolítica de Educação do Maranhão, o Escola Digna tem por finalidade desenvolver uma série de ações com o objetivo de aprimorar e transformar o processo de ensino aprendizagem na Educação Básica, elevando os índices educacionais do Estado. Com eixos estruturantes, o programa norteia a gestão para atingir aqueles que destacamos como os principais objetivos do Governo para a área educacional, que é a transformação de nossas escolas em espaços dotados de estruturas adequadas, que garantam as condições necessárias para processo de ensino e aprendizagem; e a valorização e qualificação de nossos professores, para que estes profissionais sintam orgulho em integrar a nossa rede de ensino.

Com cerca de 1.200 escolas espalhadas pelo Maranhão, ao longo destes 18 meses de gestão nos deparamos com situações extremas, com espaços que enfrentaram décadas de esquecimento e abandono, transformando-se em verdadeiro retrato da calamidade. E no enfrentamento desta realidade, o Programa Escola Digna vem exercendo intervenções profundas na estrutura das escolas estaduais por todo o estado, com ações que são determinadas de acordo com a situação encontrada em cada unidade escolar.

A ação que destacamos como o maior viés do Programa Escola Digna, pois impactará diretamente na vida dos que mais necessitam, é a substituição de escolas de taipa, palha, galpões e os mais inusitados locais que, infelizmente, funcionam como escolas, por prédios novos, de alvenaria. Estas novas escolas estão sendo construídas e serão entregues às gestões municipais completamente mobiliadas, com espaços adequados como um ambiente escolar deve ser.

Ao todo, o Governo Flávio Dino construirá 303 escolas, até o final de sua gestão, nos municípios que ainda convivem com a triste realidade de não ter espaços com condições adequadas para abrigar alunos, professores e demais servidores da educação. No último dia 15, entregamos a escola número 1, que foi construída em parceria com empresa Agrosserra, no povoado Muriçoca, em Fortaleza dos Nogueiras. São 40 alunos do ensino fundamental e dois professores que foram beneficiados e hoje contam com uma infraestrutura adequada com carteiras, computadores, quadros brancos, cozinha e campinho para atividades de educação física.

Ainda na parte de transformação estrutural, temos o investimento na manutenção das escolas, com o intuito de revitalizá-las e dotá-las minimamente de conforto para que os atores ali envolvidos cumpram com seu papel. Atualmente, 300 escolas já passaram por serviços de manutenções de suas estruturas físicas, na rede elétrica, hidráulica, sanitária, pintura, entre outros ambientes. Nossa meta é até o final de 2018 executar melhorias em todas as escolas do Estado, conservando, assim, a salubridade do local onde são desenvolvidas as atividades de alunos, professores e demais servidores.

Outra grande ação de infraestrutura do Programa Escola Digna é a construção, reconstrução e reforma de escolas de nível médio por todo o estado. Com intervenções maiores que a manutenção, esta ação visa reestruturar o ambiente escolar, dotando de dignidade prédios que não passavam por qualquer intervenção em sua estrutura há mais de 20-30 anos. Ao todo, neste primeiro momento, 63 unidades escolares estão sendo reconstruídas, em cerca de 40 municípios. Dezenas já foram entregues nos últimos meses, devolvendo alegria e esperança às suas respectivas comunidades.

As transformações vão além da estrutura física dos prédios escolares, destacando-se em 18 meses com ações concretas em prol da melhoria do ensino, de combate ao analfabetismo e de valorização dos profissionais da educação, protagonistas nesse desafio de mudar o cenário educacional do Maranhão. Os desafios são muitos, mas com determinação e respeito estamos conseguindo ultrapassar as barreiras do descaso e esquecimento que durante tanto tempo tentaram diminuir nosso estado.

Pudemos ver, no último fim de semana, a alegria estampada no rosto de dezenas de crianças, que agora possuem um espaço digno para estudar e projetar os seus sonhos. Nós, que integramos o Governo Flávio Dino, temos a certeza de que estamos no caminho certo, trabalhando incansavelmente em prol do objetivo único deste que é o Governo de todos nós: construir um Maranhão com dignidade e justiça social.

Felipe Camarão
Secretário de Estado da Educação