12/04/2018 5:39 pm

Programa Jovem Senador abre inscrições para estudantes da rede estadual

Estudantes do ensino médio regular, ensino técnico na modalidade integrada ou educação de jovens e adultos, matriculados em escolas da rede estadual, já podem se inscrever para participar do Programa Senado Jovem Brasileiro (Jovem Senador), 11ª edição, que visa proporcionar conhecimento acerca do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil e estimular o relacionamento dos jovens cidadãos com o Senado Federal. As inscrições estão abertas e seguirão até o dia 17 de agosto.

Para participar o estudante deve elaborar uma redação, cujo tema desta edição será: “A Constituição Cidadã 30 anos depois”. Podem participar do Jovem Senador 2018, os estudantes que atendam obrigatoriamente os seguintes requisitos: Estar regularmente matriculado em escola pública estadual de ensino médio em uma das seguintes modalidades (regular, ensino técnico na modalidade integrada ou educação de jovens e adultos); ter, no máximo, 19 anos completos até o dia 31 de dezembro; e ter disponibilidade para participar da fase presencial do Jovem Senador, em Brasília (DF), no período de 19 a 24 de novembro de 2018.

A primeira etapa do programa ocorre na escola, a qual receberá um kit para participação, contendo: carta de apresentação do projeto; regulamento; ficha de inscrição; folha para transcrição da redação selecionada pela escola em papel timbrado; folhetos e cartazes de divulgação e livreto com a compilação das redações finalista de 2017. Caso a escola cumpra com os requisitos, mas não receba o kit, será possível obter o material diretamente no site do Jovem Senador (www.senado.gov.br/jovemsenador) até o dia 20 de julho. A escola deverá mobilizar os professores, não somente de Língua Portuguesa, mas as demais disciplinas e os alunos da 1ª a 3º série do ensino médio a participarem do Projeto.

Cada escola selecionará uma redação e a encaminhará junto com a ficha de inscrição à respectiva Unidade Regional de Educação (URE), até o dia 10 de agosto de 2018. A URE, por sua vez, verificará a documentação e encaminhará as redações até o dia 17 de agosto, em envelope lacrado, à Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Educação (SAPPE/SEDUC), aos cuidados da Supervisão de Políticas Educacionais para Juventudes (SUPEJUV), na Rua Paulo Frontin, nº 368, Retiro Natal – Monte Castelo, próximo a Av. Kennedy, CEP: 65031-360, em São Luís.

A Seduc, por meio da comissão de seleção instituída, irá escolher três redações e enviar ao Senado Federal, que selecionará as 27 finalistas (uma de cada unidade da Federação) no dia 11 de outubro, classificando o primeiro, o segundo e o terceiro lugar nacionais. Os autores das 27 melhores redações do país são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República.

Para obter mais informações, os interessados devem procurar a Coordenação Estadual do Programa Jovem Senador através dos e-mails: jovemsenador.ma@gmail.com/ mika.kcds@gmail.com ou pelos telefones: (98)98182-5220/99603-7366/3235-6120.