20/03/2020 5:45 pm

Programa Mais Ideb contará com a participação de toda a comunidade escolar, diz gestora

Nádya Dutra, adjunta da Seduc, reforça os avanços alcançados com o Mais Ideb (Foto: Nael Reis)

Em 2017 o Maranhão conquistou um grande feito: obteve a maior nota do Ideb da história da educação maranhense. A instituição do Programa Mais Ideb foi um dos alicerces para o resultado. Instituído em 2016, o que até então era um plano virou programa e vem sendo aprimorado a cada edição.

Na semana passada, gestores, professores e técnicos das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do estado estiveram reunidos em São Luís para elaboração do Plano de Ação do Mais Ideb 2020.

Este ano as reuniões contaram com uma novidade: as cartilhas para o cumprimento das metas do programa foram distribuídas para toda a rede de educação, incluindo setores administrativos ligados à rede de ensino estadual.

A ideia é seguir melhorando os índices educacionais do Maranhão não apenas com números positivos, mas pelo viés da qualidade, como explica a pedagoga e secretária adjunta da Educação (Seduc), Nádya Dutra.

“Nós fizemos a disseminação das cartilhas e cada setor tem suas metas para alcançar os índices, para alcançar as metas estabelecidas pelo MEC [Ministério da Educação]. A partir daí nós fazemos uma série de planejamentos para trabalhar a gestão dos resultados, que chega nos professores com a formação em cada área de conhecimento, e, claro, para chegar também nos estudantes, com a melhoria das metodologias e dos processos didáticos e pedagógicos da sala de aula”, detalha Nátya.

O calendário do Mais Ideb, como vai acontecer com o ano letivo, será ajustado de acordo com o impacto gerado pelo novo coronavírus. As aulas estão suspensas por 15 dias, a princípio, nas escolas do Estado.

Estratégias

A edição 2020 do programa Mais IDEB tem como estratégias focais o fortalecimento do sistema de avaliação, a avaliação da fluência no ensino fundamental e o aprimoramento da metodologia dos componentes curriculares.

“Nós temos uma sequência, uma agenda de simulados e também de testes em larga escala para toda a rede. Logo no segundo ano, na entrada dos meninos e meninas, nós vamos trabalhar a alfabetização, para alavancar os índices de alfabetização no estado e também uma agenda de reforço, estabelecendo sequências didáticas na rotina dos professores”, conta a secretária adjunta.

De acordo com Nádya Dutra, esse tipo de rotina pedagógica era realizada de forma excepcional, mas agora está virando rotina nas escolas.

“Hoje está no dia a dia da sala de aula, especialmente nas dos professores de Língua Portuguesa e Matemática, para melhorar o letramento dos nossos estudantes nesses dois componentes”, frisa Nádya.

Qualidade de ensino

Também são motes do Mais Ideb 2020 melhorar os índices de alfabetização no Ensino Fundamental em parceria com os municípios e diminuir os índices de abandono escolar. Apesar dessas diretrizes, de acordo com Nádya Dutra, os gestores e professores também devem priorizar pela aprovação dos alunos.

“Temos que seguir aumentando a aprovação, porque isso diz sobre a qualidade da educação e sobre a aprendizagem dos estudantes. O Ideb segue crescendo no Maranhão. O objetivo agora é que, com esse fortalecimento, com essa densidade do programa Mais Ideb, envolvendo todos os setores, não só escolas e unidades regionais, o crescimento nos próximos anos seja ainda mais significativo”, avalia a gestora.

Sobre o Ideb

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador adotado desde 2007 pelo Governo Federal, que reúne os resultados do fluxo escolar e das médias de desempenho escolar. O indicador é considerado uma das principais ferramentas para medir a qualidade do ensino em nível nacional.

20/03/2020