18/01/2018 5:12 pm

Projeto Conversando com a Escola é finalista do I Concurso de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias

O Projeto Conversando com a Escola é finalista do I Concurso de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias. Iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), o projeto possibilita a atuação da Ouvidoria da Seduc dentro das escolas, incentivando o aprimoramento das atitudes da comunidade escolar no que se refere ao exercício da cidadania.

O Concurso é uma promoção do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Rede de Ouvidorias. O objetivo é estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas por ouvidorias públicas em todo o país, tendo como destaque a inovação e efetividade no aprimoramento da participação social e na melhoria da gestão.

As práticas desenvolvidas pelas ouvidorias serão avaliadas por meio de critérios como criatividade e inovação, custo-benefício, efetividade, simplicidade e facilidade de replicação.

As três melhores práticas serão premiadas com um certificado, em cerimônia que será realizada acontece em março, durante a primeira reunião da Rede de Ouvidorias.
O Conversando com a Escola, concorre ao prêmio na categoria Ampliação de Espaços e Canais de Participação Social.

O Conversando com a Escola promove a participação da comunidade escolar na gestão pública, contribuindo com a formação cidadã dos estudantes da rede estadual de ensino e com o processo de promoção da melhoria da qualidade da educação.

Foto 2 Conversando com a Escola foto Antônio Martins

Ouvidora da Seduc, Samira Simas anuncia a expansão do Projeto Conversando com a Escola em 2018

O projeto já recebeu o Prêmio Boas Práticas de Ouvidoria, iniciativa das ouvidorias públicas do Poder Executivo Estadual que promovem o aprimoramento do controle social, ampliação dos espaços e canais de participação social na gestão e a melhoria da prestação de serviços públicos. “Esse prêmio é um reconhecimento ao nosso trabalho, pois esse é um projeto diferenciado em âmbito nacional. Percorremos escolas da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís e estamos usando todas as ferramentas para desenvolver um trabalho que apresenta, à comunidade escolar, o trabalho que é desenvolvido pelo setor”, destacou a ouvidora da Educação, Samira Simas.

O Conversando com a Escola se distingue por ser uma prática original e diferenciada, que leva os serviços da Ouvidoria da Seduc para estudantes, gestores, professores e funcionários das escolas, visando a resolução das demandas enviadas. Tem a participação de outros órgãos e instituições parceiras, que colaboram na realização de palestras e ações sociais.

“É um projeto que muito nos alegra e estimula, principalmente, pela participação dos palestrantes que levamos às escolas. É uma prática que agrega e traz uma experiência nova, dialogando sobre a importância da participação de todos na busca por uma educação de qualidade”, afirma Samira.

Balanço de 2017

Ao longo de todo ano de 2017 foram visitadas 27 escolas da rede estadual de ensino, e as ações do projeto foram realizadas de forma sistemática e com convidados escolhidos levando em consideração a realidade da comunidade escolar.

É importante ressaltar que em todas as escolas visitadas, antes e após a apresentação dos parceiros convidados, a equipe da Ouvidoria da Seduc palestra sobre a importância e as atribuições do órgão, os serviços prestados pelo setor e os meios de acesso a esses serviços, além realizar a escuta qualificada das manifestações dos participantes (denúncias, reclamações, solicitações, etc.), que são registradas em relatório e encaminhadas ao Secretário de Educação para análise e providências junto aos setores competentes.

Já as palestras promovidas durante as visitas versaram sobre os mais variados temas, tais como: Garantias e Direito das Mulheres, em parceria com a Secretaria da Mulher; Código do Consumidor e as Relações de Consumo, em parceria com o Procon/Viva Cidadão; apresentação dos projetos ‘Juventude com Ciência’ e ‘Tour Jovem Cidadão’, em parceria com a Secretaria Extraordinária da Juventude, entre outros.

Planos para 2018

O projeto tem feito tanto sucesso nas escolas da região metropolitana de São Luís que a Ouvidoria da Secretaria já inicia o ano com planos de ampliar essa prática, com a criação do Projeto Jovem Ouvidor, um desdobramento do ‘Conversando com a Escola’.

Projeto Conversando com a Escola é finalista de concurso promovido pela CGU

Projeto Conversando com a Escola é finalista de concurso promovido pela CGU

A ideia é ampliar os atendimentos e aproximar ainda mais o órgão das comunidades escolares, na capital e no interior do estado. Para tanto, serão iniciadas as atividades com escolas que já têm grêmios estudantis atuantes, com a capacitação desses alunos.
“Primeiramente, nós vamos trabalhar essa prática com  as escolas de São Luís, lançando um projeto piloto dessa experiência e, assim que estivermos com tudo consolidado, passamos para as escolas do interior do estado, informa Samira Simas.

Fonte: Seduc

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI