23/06/2016 1:43 pm

Projeto OAB-MA nas escolas chega ao CE Cidade Operária II

Cerca de 200 alunos do Centro de Ensino Cidade Operária II, escola do Sistema Estadual de Ensino, receberam, na terça-feira (21), a visita de um grupo de advogados da Ordem dos Advogados Brasil, Seccional Maranhão, que foram até o colégio levar esclarecimentos sobre direitos e questões ligadas à justiça. Trata-se do projeto “OAB-MA nas Escolas”, com objetivo de conscientizar alunos das escolas públicas das redes estadual e municipal sobre a importância do direito e da cidadania por meio de palestras e debates.

No Maranhão, a Comissão de Jovens Advogados (CJA) é quem está trabalhando o projeto. O “OAB-MA nas Escolas” dá os primeiros passos ciente de sua importância e de que irá além dos limites de São Luís, é o que afirma Misael Rocha, presidente da CJA. “É um projeto fundamental para o despertar da cidadania nos jovens. Assim, a OAB contribui para a formação de verdadeiros cidadãos e cidadãs. Não pretendemos parar por aqui, este trabalho deverá ser expandido para outros municípios do Estado”, complementou.

O “OAB-MA nas Escolas” foi iniciado no CE Cidade Operária II, com a presença de um grupo de 20 advogados que prestaram esclarecimentos para seis turmas de alunos da faixa etária de 15 a 17 anos, sobre direitos do consumidor, direitos eleitorais, e cidadania. O projeto será realizado uma vez por mês em uma escola da capital. “Muito importante para mim receber informações dos meus direitos como consumidor, pois, a desinformação nos leva a condição de submissão na relação de compra e venda”, disse Mariana Aparecida Sousa de 16 anos.

“O trabalho hoje foi bastante positivo. Tivemos uma reciprocidade muito boa por parte dos alunos. Constatamos uma interação por parte deles com relação, sobretudo, às questões do direito do consumidor”, avaliou o vice-presidente da Comissão dos Jovens Advogados, Rômulo Chagas.

Para o aluno João Carlos Pereira, “o trabalho dos advogados despertou a reflexão para questões importantes dos nossos Direitos e que muitas vezes não reclamamos”, afirmou.

Fonte: OAB-MA
Texto: Assessoria