7/10/2017 11:49 am

Quatro escolas são vencedoras da etapa estadual do Prêmio de Gestão Escolar/2017

O Governo do Maranhão divulgou as escolas vencedoras do Prêmio Gestão Escolar/2017, etapa estadual. Quatro escolas públicas maranhenses, sendo uma municipal e três da rede estadual foram selecionadas por terem apresentado as melhores experiências de gestão escolar. As cerimônias de premiação acontecerão de 17 a 19 de outubro, nas sedes das escolas vencedoras, para privilegiar a participação da comunidade escolar.

Em primeira colocação ficou o Colégio Frei Germano de Cadrate, escola da rede municipal de Trizidela do Vale. Para a 2ª, 3ª e 4ª colocação foram selecionadas, respectivamente, as escolas da rede pública estadual, Centro de Ensino Caminho do Futuro, da cidade de Imperatriz, o Centro de Ensino João Paulo I, do município de Matões, e o Centro de Ensino Mourão Rangel, também de Imperatriz.

 A etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar/2017 é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão (Undime) e tem o objetivo de destacar e divulgar as ações que fortalecem o processo de ensino e aprendizagem e a gestão escolar democrática.

 Das quatro melhores experiências de gestão escolar maranhense, o Colégio Frei Germano de Cadrate, primeiro colocado, será a Escola Destaque Estadual e representará o Maranhão na etapa Regional Nordeste do Prêmio Gestão Escolar/2017 que acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro em Natal (RN).

No Maranhão, gestores de 79 instituições de ensino entre municiais e estaduais iniciaram as inscrições, dessas 24 concluíram com êxito. As quatro primeiras selecionadas pelo Comitê Estadual de Avaliação do Prêmio Gestão escolar/2017 se destacaram por desenvolver trabalhos pedagógicos exitosos e envolver a comunidade nas ações do cotidiano escolar para melhorar a qualidade da educação.

 Gestão escolar

O Prêmio de Gestão Escolar é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e tem como coordenador nacional o secretário de Estado de Educação e Esporte do Acre, Marco Antônio Brandão Lopes.

O Prêmio é realizado desde 1998 e estimula a melhoria da gestão das escolas públicas. Ao fazer o cadastro, os diretores têm acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação – a ser construído com a comunidade escolar.

Participar é um ganho para a comunidade escolar que pode utilizar as mesmas ferramentas para analisar a evolução dos processos de gestão. O Prêmio busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.

Para participar do projeto as escolas precisam passar por 12 critérios, incluindo a entrega das prestações de contas em dia, cumprimento dos prazos, manutenção da rede física das escolas, além de projetos inovadores que reflitam na qualidade do processo de ensino e aprendizado. As escolas também precisam apresentar bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Contatos

contatos

Fones: (98) 3221-8537 | (98) 3221-8536
Email: gabinete@educacao.ma.gov.br
ascom@educacao.ma.gov.br

Ouvidoria
Fone: 0800 280 43 43

Localização

localização

Click to open larger map

Rua Conde D'Eu, n° 140, Monte Castelo, São Luis/MA - CEP 65030-330 São Luís/MA