2/03/2018 2:00 pm

Recomposição salarial demonstra valorização e reconhecimento à categoria, avaliam professores

08661_foto_1_yure_foto_antonio_martins_5963663375991461242

Yuri Barros

Professores da Rede Estadual de Ensino destacaram a medida anunciada pelo Governo do Maranhão, nesta semana, de recomposição salarial de 6,81% à categoria. Com a implantação integral do reajuste, um professor em início de carreira com 40 horas de jornada semanal terá remuneração de R$ 5.750,83.

“Na minha escola todo mundo ficou muito feliz com a notícia do reajuste, era uma pauta que todos os professores reivindicavam e eu acredito que isso seja um reconhecimento da importância da nossa profissão e até valorização da nossa atividade”, destacou o jovem educador paulistano Yuri Barros Lobo da Silva, de 25 anos.

O professor foi aprovado no concurso de 2015 para a categoria, cujo salário inicial já era de R$ 5 mil e acabou atraindo para o Maranhão professores de todo o país.

“No último ano da minha graduação surgiu a oportunidade desse concurso que foi falado no Brasil inteiro, tanto que da minha universidade vieram alguns alunos fazer a prova, e eu resolvi arriscar, porque o salário era muito bom e pagava muito mais do que a rede estadual de lá”, afirmou Yuri, que atualmente é professor de Geografia no Centro de Ensino Ana Flávia Pereira da Silva, em Icatu.

Nos últimos três anos, os professores do Maranhão tiveram reajuste salarial de 30,35%, valor bem acima da inflação do período medida pelo IPCA (índice oficial), de 21,46%.

“Diante do cenário tenebroso de ajustes fiscais que o país vem enfrentando, dificultando o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação temos que louvar a Deus por ter os salários pagos antecipados, com reajustes, progressões, gratificações, dentre outros. Isso demonstra compromisso e valorização com a formação do professor e aluno”, ressaltou a professora da disciplina transcrição braile da Escola de Cegos, Thays Nayara Frazão Silva.

O ganho para a categoria vem acontecendo gradativamente, de forma constante, e representa muito mais do que cumprimentos de direitos, mas conquistas históricas reconhecidas pelos próprios educadores. Para 2018, ainda está previsto o concurso público para profissionais da educação que, pela primeira vez, ofertará vagas para educação indígena, educação no campo e quilombola.

Texto: Nayara Vieira
Foto: Antônio Martins