19/11/2015 1:32 pm

Reflexões sobre Dia Nacional da Consciência Negra marcam encerramento de ciclo de palestras

O “Dia Nacional da Consciência Negra” foi o tema da 6ª Webconferência que encerrou o ciclo de debates sobre Educação e Diversidade Étnico-Racial Brasileira/Maranhense 2015. O evento foi realizado ao longo do ano com a intenção de incitar reflexões sobre as relações raciais, sociais e culturais na sociedade brasileira/maranhense.

A supervisora de Educação Escolar Quilombola e de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Seduc (Supeqerer), Georgiana Santos, apontou o ciclo de webconferências como exemplo de ação que está contribuindo para o avanço nas discussões da questão racial.

“As discussões aconteceram ao longo do ano, não foi uma discussão isolada, envolvemos no debate todas as regionais, prova de que a consciência da diversidade está chegando a todo o estado. Além desta temos várias outras ações, como a criação da Supeqerer, pela atual gestão, trabalhamos com uma equipe especializada no tema”, afirmou.

Durante a webconferência foram levantados questionamentos para estimular a reflexão sobre o tema, como: “Você é negro, pardo, branco ou amarelo?”. De acordo com Georgiana Santos, essa é uma forma de repensar conceitos. “O conceito negro é hoje um conceito político. Temos que pensar em uma categoria negro que contemple negros e pardos”, disse.

A webconferência teve a participação da presidente da Fundação Cultural Palmares no Maranhão, Ana Amélia Mafra, que falou sobre a “Consciência Negra e Afirmação Identitária”. O evento também teve exposição do doutor em História, Raimundo Inácio Souza Araújo; e da supervisora de Educação Escolar Quilombola e de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Seduc, doutora em Linguística, Georgiana Santos.

O ciclo de debates sobre Educação e Diversidade Étnico-Racial Brasileira/Maranhense 2015 é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Os debates foram realizados no auditório da Uemanet, com transmissão para os 25 polos que contemplam 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do Maranhão.

Entre sombras e luz

Reflexão, valorização, também é a proposta do projeto “Adrodescendentes entre sombras e luz”, desenvolvido na escola Sagarana II, cujos estudantes fizeram uma apresentação de canto coral durante o encerramento do ciclo de debates.

A estudante Eduarda Neves, 7º ano do Sagarana II, viu a web conferência como complemento do que já é repassado na escola. “Esse tema é abordado na nossa escola e esta palestra foi uma forma de complementar o conhecimento”, afirmou.

“É importante reconhecer a presença dos negros de forma positiva nos diversos segmentos da sociedade. Formar cidadãos é também o papel da escola”, pontuou a coordenadora do projeto, Eliana Monteiro.

O exercício de reflexão sobre o tema também é realizado na escola Menino Jesus de Praga, na rede estadual. “Hoje fiquei sabendo coisas que não sabia, e o melhor é que vamos apresentar um trabalho sobre o dia da consciência negra e esta webconferência veio na hora certa”, revelou Swyaguines Rosali, estudante do 1º ano.

Lucas Henrique, também estudante do 1º ano da escola Menino Jesus de Praga, reforçou a importância da reflexão. “Esse momento serviu para enriquecer nosso conhecimento, há muitas informações que a gente só sabe através da palestra”, informou.

Supervisora Georgiana Santos destacou a importância da discussão sobre as relações raciais, sociais e culturais na sociedade. Foto: Lauro Vasconcelos