8/03/2023 2:05 pm

Regional de Educação de São Luís promove diversas ações para comemorar o Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8), a Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, em sua sede, diversas atividades dedicadas ao público feminino. A programação incluiu palestras, atendimento e cuidados com a saúde e o bem-estar da mulher. A ação foi realizada em parceria com outras instituições públicas e privadas.

A gestora da URE São Luís, Eva Barros, que recebeu atendimento estético, agradeceu o apoio das entidades parceiras, pelos serviços de qualidade ofertados aos servidores, e parabenizou as mulheres pela data comemorativa.

“Agradeço a equipe e aos parceiros pelos excelentes serviços prestados, muito obrigada por essa parceria maravilhosa. Nós temos a consciência de que o nosso papel é fundamental para transformação de nossa família, da sociedade e do mundo. Somos inspiração e devemos plantar o amor, a gentileza, a paz, a solidariedade e compartilhar com os outros. Parabenizo as mulheres pelo dia especial”, afirmou Barros.

A professora mestra, Layna Pires, da Faculdade Laboro, entidade parceira, falou sobre o atendimento ofertado às mulheres na URE. “Estamos homenageando as mulheres e realizando procedimentos estéticos de beleza, como higienização facial, design de sobrancelhas, e tudo isso para promover uma melhor sensação de saúde e bem-estar nesse dia tão especial para as mulheres. Desejo a todas as mulheres do Brasil e do mundo um feliz dia, com serenidade, calma, saúde, beleza e suavidade”, disse a professora.

Durante o evento, os participantes assistiram à palestra “Patriarcado, por que precisamos falar sobre isso, mulheres?”, proferida pela diretora de Ensino da URE São Luís, Veridiana Pinheiro, que fez uma abordagem sobre o sistema social, onde os homens estão no centro, como chefes de família, na vida social e política e na transmissão de valores patrimoniais, entre outros assuntos.

“Conversamos sobre de que forma o patriarcado contribuiu historicamente para colocar a mulher em uma situação marginalizada na sociedade. Falamos também sobre os diversos tipos de violência sofrida por mulheres da nossa sociedade e quais as consequências dessa violência, e ainda sobre sororidade, que prega união entre as mulheres para vencer a situações de desigualdade de gênero e social, que ainda colocam a mulher à margem da sociedade”, esclareceu Veridiana.

O evento também contou com a participação da psicóloga da URE São Luís, Luce Malba, que falou sobre o encontro e destacou a mulher, seus encantos e suas superações. “A proposta é trazer uma autoanálise sobre o cotidiano feminino, seus desafios e o seus planos para o futuro”, ressaltou.

Mais fotos:

Texto: Antônio Figueredo