3/08/2019 11:37 am

Reta final para as inscrições em programas estudantis

Os estudantes da rede pública devem ficar atentos aos prazos para as inscrições de programas como Jovem Embaixador (PJE) e Parlamento Estudantil Maranhense (PEM), que estão na reta final.Para o PJE as inscrições terminam no dia 11 (domingo) e para o PEM, encerram-se no dia 12 (segunda-feira).

O Programa Jovens Embaixadores, que está na 18ª Edição, é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América.

Para participar do Programa Jovens Embaixadores, os candidatos devem ter nacionalidade brasileira; ter idade entre 15 e 18 anos; ser aluno do Ensino Médio na rede pública brasileira; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; jamais ter viajado aos Estados Unidos; pertencer à camada sócioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar;  perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo(a); possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de impacto social em sua comunidade por ao menos seis meses.

Parlamento Estudantil Maranhense

O Parlamento Estudantil Maranhense é executado por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Assembleia Legislativa, com o objetivo estimular nos estudantes maranhenses a reflexão sobre política local e nacional, o exercício da cidadania e o conhecimento da organização e estrutura uma democracia representativa.

Para participar os estudantes terão que elaborar propostas de Projetos de Lei nas áreas de Cultura, Educação, Esporte, Defesa do Consumidor, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Saúde e Segurança Pública. Podem se inscrever estudantes matriculados nas escolas públicas e privadas do Maranhão, frequentando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou o 2º, 3º ou 4º do Ensino Técnico Integrado com o Ensino Médio. Os estudantes deverão ter entre 16 a 22 anos de idade completos até a data do evento.

Para realizar a inscrição, os estudantes devem preencher a ficha, disponível no site da Alema(www.al.ma.leg.br) e anexar os seguintes documentos: Projeto de Lei (elaborado junto a sua instituição de ensino); cópia da Carteira de Identidade do estudante; termo de autorização dos pais ou responsável (para menor de 18 anos); Declaração Escolar certificando que o estudante está matriculado e cursando 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou frequentando o 2º, 3º ou 4º do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio; e cópia do documento de identificação dos pais ou responsável (para estudantes menor de 18 anos).

Programa Jovem Senador

Já as inscrições para o Programa Jovem Senador estão abertas até o dia 16 de agosto.

A ação visa proporcionar conhecimento acerca do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil e estimular o relacionamento dos jovens cidadãos com o Senado Federal. O Jovem Senador é um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília.Podem se inscrever estudantes do ensino médio regular, ensino técnico na modalidade integrada ou educação de jovens e adultos, matriculados em escolas da rede pública estadual.O material para inscrição já está disponível nas escolas ou pode ser acessado e impresso no site https://www12.senado.leg.br/jovemsenador

A avaliação das redações na Seduc será realizada por uma Comissão composta pelos professores de Língua Portuguesa Jhonatan Alves Soares e Alana Priscila Gonçalves da Cruz, além das pedagogas Emília Pereira Leite Seabra e Suellen Rodrigues Aguiar.

Foto-Divulgação
03/08/19