16/03/2018 10:14 am

Após revitalização pelo Governo do Maranhão, Farol do Saber de Paulo Ramos será entregue nesta sexta-feira (16)

Farol-do-Saber-de-Paulo-Ramos

O município de Paulo Ramos receberá o Farol do Saber Professora Eliane Araújo de Souza totalmente revitalizado, nesta sexta-feira (16). O Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação (Seduc), investiu R$ 198.456,76 nesta obra, que integra a ação de requalificação de todos os 118 faróis maranhenses.

Nos dois meses de reparos realizados estão troca completa de piso, janelas, forro e teto, reforço da estrutura da marquise, reforma do banheiro, pintura total, instalação de novos corrimãos e restauração de pontos de corrosão, instalações elétricas e hidráulicas novas, execução de paisagismo externo e recuperação das estantes, dentre outros reparos. O Farol vai receber ainda mobiliário novo e um complemento no acervo com 100 títulos novos.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, a revitalização dos faróis é a principal chave para potencializar o acesso às bibliotecas públicas nos municípios maranhenses. “A ideia é fazer com que a leitura vire um hábito e faça parte da cultura do maranhense, através da revitalização de espaços como os Faróis dos Saber. Até o final deste ano Vamos ter entregue mais de 20 faróis completamente revitalizados em uma ação conjunta cm a Secreatria de Estado da Educação”, frisou.

Em 2016, o Governo do Estado instituiu a Rede Estadual de Bibliotecas ‘Faróis do Saberes’ que estavam desativados desde 2013 e foram redimensionados para uma gestão compartilhada pela Sectur e Seduc. Das 118 unidades, 24 ficaram sob responsabilidade da Seduc e 94 passaram para a coordenação da Sectur.

Os Faróis dos Saberes integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão, sancionado pela Lei nº 10.613, de 05 de julho de 2017. Fazem parte do Sistema todas as bibliotecas municipais, que hoje somam 158 municípios, além dos 94 faróis dos saberes e bibliotecas comunitárias.