12/03/2018 6:28 pm

Revitalização dos Faróis do Saber será intensificada com contratação de bibliotecários

08901_img_20180312_wa0006_916205782697695480

Farol do Saber de Paulo Ramos a ser entregue nesta semana

Os esforços progressivos para potencializar o uso e acesso aos equipamentos culturais nos municípios maranhenses ganhou força com o anúncio de contratação de bibliotecários para os Faróis do Saber, rede de bibliotecas públicas vinculada às secretarias de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e Educação (Seduc).

O Governo lançou nesta semana aviso de licitação que visa a contratação de serviços de coordenação técnica dos Faróis em todo o estado. Estima-se um total de 188 postos de trabalhos, contemplando 94 unidades dos Faróis distribuídas pelos municípios maranhenses.

O secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino, disse que não basta ter biblioteca, tem que ter bibliotecário. “São profissionais imprescindíveis no papel social assumido pela biblioteca pública como instituição que se insere nos programas de incentivo à leitura, na sociedade da informação e na gestão dos espaços coletivos”.

Concurso

O Governo também abrirá, neste ano, concurso público para bibliotecários da rede pública estadual de ensino. “São investimentos e ações inéditas que o governador Flávio Dino está realizando em todo o estado, revitalizando esses equipamentos de cultura e educação, que foram desativados nas gestões passadas, e agora estão sendo entregues para garantir acesso à cultura nos municípios maranhenses”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

A preservação e manutenção desses equipamentos culturais são diretrizes do Governo, que assegurou investimentos para a reforma e requalificação dos Faróis. Esses espaços estão recebendo melhorias de infraestrutura, acervo, acessibilidade e aquisição de equipamentos.

Farol do Saber de Paulo Ramos a ser entregue nesta semana

Já foram entregues os Faróis das cidades de Barreirinhas, Lago Verde, Belágua, Mirador, Peritoró e São Luís (Renascença e Anjo da Guarda). Nos próximos dias estão previstas entregas nos municípios de Paulo Ramos, Viana, Rosário, São José de Ribamar, Presidente Vargas, São Luís Gonzaga, Pirapemas, Buriti Bravo, Paraibano, São João do Sóter, Passagem Franca, Chapadinha, Brejo, Codó, Timon e São Luís (Vinhais), totalizando R$ 2,6 milhões em investimentos na estrutura física.

O Governo está investindo também R$ 382.517,90 para aquisição de 10.048 livros (157 títulos, sendo 64 unidades de cada), beneficiando 32 Faróis.

Os Faróis também integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão, sancionado pela Lei nº 10.613, de 5 de julho de 2017. Fazem parte do Sistema todas as bibliotecas municipais, que hoje somam 158 municípios, além dos Faróis e bibliotecas comunitárias.

Importância do bibliotecário

Para a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Aline Nascimento, a valorização das bibliotecas passa necessariamente pela contratação de profissionais de biblioteconomia, cuja atuação tem papel fundamental no processo de formação dos estudantes. “O bibliotecário é um mediador entre a informação e o usuário, ele é responsável por planejar e executar ações capazes de tornar o conhecimento acessível a todos”, conclui.

Nesta segunda-feira (12) os profissionais comemoram o Dia do Bibliotecário em todo território nacional. Trabalhando no segmento das Ciências de Informação, o bibliotecário mostra-se cada vez mais necessário numa realidade onde a gestão da informação e do conhecimento torna-se essencial no mundo contemporâneo.

Fonte: Sectur/Seduc
12/03/2018