15/07/2019 10:36 am

“São ações que rompem barreiras, levam educação e dignidade ao povo”, diz professora sobre os 3 anos da entrega da primeira escola digna de substituição

Fachada da primeira unidade do programa Escola Digna, construída em Fortaleza dos Nogueiras (Foto: Divulgação)

“Todas as crianças necessitam de uma boa escola e uma boa educação. É um grande privilégio, um sonho realizado”. Com essas palavras, a professora Lucinêz Carvalho descreveu, há três anos, a emoção de receber a nova Unidade Escolar Pedro Álvares Cabral, primeira Escola Digna em substituição à estrutura inadequada, inaugurada no dia 15 de julho de 2016, no povoado Muriçoca.

Desde então, a comunidade localizada a 40 km do município de Fortaleza dos Nogueiras, vive uma nova realidade. “Tivemos o aumento do número de alunos depois da sua inauguração em 2016, os alunos passaram a ter conforto para estarem na escola, pois a mesma oferece área de lazer onde os meninos podem brincar durante o recreio e eu, como professor daquela localidade desde 2015, posso afirmar que todos nós saímos ganhando porque antigamente quando eu comecei a trabalhar lá, era um corredorzinho onde os meninos não tinham conforto nenhum para aprender e isso dificultava a aprendizagem dos alunos, e, hoje, depois da Escola Digna, posso afirmar que a melhoria da aprendizagem foi muito grande”, relatou o gestor da escola, Leandro Brito da Silva.

Criado pelo governador Flávio Dino para alavancar a educação do Maranhão, o ‘Escola Digna’ se tornou o maior programa educacional da história do Maranhão e um dos mais robustos em termos de investimentos no país, porque além de transformar a infraestrutura escolar, apoia as redes públicas municipais com a oferta de formação continuada, kits pedagógicos, doação de transportes escolares. Ações que estão em 215 municípios maranhenses, formando um amplo pacto pela aprendizagem.

“A causa que move a minha alma é a educação. Milhares de crianças e jovens do Maranhão estão experimentando uma janela de conhecimento para auferirem uma vida digna. A maior obra que podemos deixar não é feita de asfalto, de ferro, concreto, é feita de gente, com escolas dignas para as crianças do Maranhão”, destacou o governador Flávio Dino.

Gente como Nábia Souza, que tem quatro filhos; três estudam na Escola Digna Manoel Nunes Diniz, construída no povoado Passagem Grande II, em Paulino Neves. Para a dona de casa, uma escola de alvenaria e totalmente equipada estava fora do alcance de sua família. “Era uma coisa que a gente não via. ‘Pra’ gente aqui, uma escola assim, grande e bonita, era ‘pros’ ricos, não era ‘pra’ gente que é do interior, que trabalha com roça, que pesca. Meus filhos podem estudar e vão ter certeza que podem ter um futuro melhor”, revelou.

Sonhos realizados

Para dezenas de comunidades que já receberam escolas dignas, ter um espaço adequado, com banheiros, cozinha, carteiras novas e ampla sala de aula, representa a concretização de um sonho.

“Para mim, é um prazer estar aqui realizando um sonho, oportunidade que eu não tive, e hoje eu estou tendo pelos meus filhos. Para mim, isso aqui representa o melhor instrumento para o desenvolvimento da nossa comunidade e da nossa população”, afirmou Cícero Costa Porto, 39 anos, líder comunitário do povoado Sentada, no município de Vitorino Freire, que recebeu o novo prédio da Escola Rural Santa Maria.

O pequeno Adriano Macedo Porto, de 12 anos, estudante da Santa Maria, descreveu como era estudar em uma estrutura inadequada. “Antes, aqui, a gente ficava todos em uma mesma sala, era uma casinha coberta de palha, no inverno gotejava demais, e no verão fazia calor demais, a gente tinha que sair para não passar mal. Agora é um conforto danado aqui, temos ventiladores nas salas, a sala forrada, não goteja mais, as cadeiras são confortáveis. Nós vamos aprender mais. A escola está show de bola!”, acrescentou.

Em São João do Sóter, município do leste maranhense, onde o Governo do Estado já entregou três escolas dignas de substituição e a reformou a escola ensino médio da sede, a professora Arlete Cantanhede fez uma declaração emocionada durante a solenidade de entrega da Escola Municipal Deus é Amor, no povoado Taboca.

“Não é apenas uma escola inaugurada em nosso município. Não são paredes que separam salas de aula, onde professores ministram conteúdos de suas disciplinas às crianças, são ações que rompem barreiras, levam educação e dignidade ao povo sotense e hoje eu só tenho a agradecer”, expressou.

Já a gestora geral do Centro de Ensino Sabino Barros – Anexo I, no povoado Jacaré, em Penalva, que ganhará em breve uma unidade do Escola Digna, disparou: “Esse é um sonho realizado, esperamos muito por essa escola, agora teremos um espaço digno. Sempre disse que só me aposentaria depois desse sonho realizado. Agora já posso pensar em me aposentar”, concluiu.