A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da ação de pesquisa e inovação na educação básica, alcançou aprovação no edital de chamada CNPq/MCTI nº 8/2024 – Semana Nacional de C&T, cujo objetivo é desenvolver ações de divulgação e popularização das ciências nas instituições de ensino da educação básica, além das instituições de fomento à pesquisa, com tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. O edital foi publicado em 21/05/2024 e o resultado final foi publicado no último dia 12 deste mês.
A Seduc inscreveu o projeto 1º Circuito Estadual da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2024, com vistas ao desenvolvimento e implementação de comunicação, divulgação e popularização da ciência como proposta pedagógica da rede estadual de ensino, que propõe mediações tecnológicas, a fim de apresentar a pesquisa como princípio pedagógico da educação básica.
Em cumprimento ao edital CNPq/MCTI, o projeto será desenvolvido em escolas da rede localizadas em município de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), cujas ações envolverão oficinas e palestras científicas nos centros de ensino médio como uma oportunidade para debater os problemas sociais impactados pela questão ambiental, visando à redução de desigualdades sociais e ao desenvolvimento humano e sustentável.
Desse modo, as ações serão articuladas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030 por meio de ações pedagógicas e educativas diversificadas, transversais ao currículo escolar, desenvolvidas no ambiente escolar e, por ações educativas na perspectiva formal e informal dos processos de ensino e aprendizagem.
O projeto 1º Circuito Estadual da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2024, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para implementação em outubro de 2024, tem como objetivos promover eventos e atividades de divulgação e popularização da ciência que estimulem a reflexão, a troca de experiências e a curiosidade científica; estimular o conhecimento e a formulação de ações colaborativas articuladas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Agenda 2030; estimular a participação de municípios com baixo IDH na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e estimular ações de popularização da Ciência, com enfoque em públicos socialmente vulneráveis, em especial moradores de periferias, favelas, comunidades ribeirinhas, quilombolas e comunidades indígenas.
O comitê científico do projeto é composto por técnicos educacionais e especialistas em educação da Assessoria Especial do Gabinete, da Secretaria Adjunta de Gestão da Aprendizagem (Sagea), da Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral (Saepi) e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e terá a parceria da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
Para realização das ações nos 18 municípios selecionados para o projeto, a Capes atua como agente financiador e disponibilizará o valor de R$ 149.764,63 para as ações aprovadas, que inclui a organização dos eventos em casa município, ações de comunicação e educomunicação, deslocamento de palestrantes entre os municípios, mobilização dos professores, estudantes e comunidade escolar, entre outros.
As ações do circuito ocorrerão em 28 escolas da rede pública estadual de educação localizadas nos 18 municípios com menor IDH do estado contemplados pela proposta, pertencentes ao bioma amazônico e cerrado maranhense, envolvendo 23.768 alunos da educação básica, e terão a parceria das duas universidades estaduais (Uema, Uemasul e Fapema).
Fonte: Seduc
16/09/2024
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