10/06/2019 9:54 am

Seduc e ICE realizam II Encontro Formativo WS Pauta Longa

EDUCA MAISA Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), realizou, nessa semana, o II Encontro Formativo WS Pauta Longa, no Centro Educa Mais João Francisco Lisboa (CEJOL). No encontro, o ICE encaminhou um especialista em gestão e um especialista pedagógico para formar 34 participantes, entre diretores de ensino e técnicos focais das Unidades Regionais de Educação.

A ação se configura como um momento importante para estudos acerca das metodologias de êxito adotadas nos Centros Educa Mais, escolas de ensino integral, visando à orientação e à preparação para a condução do Ciclo de Acompanhamento Formativo por parte dos diretores e técnicos, buscando a centralidade no jovem e em seu projeto de vida.

A condução do WS Pauta Longa de 2019 ficou a cargo das consultoras Renata Macedo, especialista em gestão e Renata Faustino, especialista pedagógica, do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), com carga horária de 32 horas. As duas consultoras estão capacitadas para coordenar o tema como um todo, o tema de gestão e o tema pedagógico.

“Essa formação é importante porque é uma grande inserção de estudos e reflexões sobre os conceitos e as aplicações, tanto dos modelos de gestão como do modelo pedagógico nas escolas. Então, esses participantes irão conduzir o acompanhamento de como o modelo está sendo encaminhado nas escolas, nos centros Educa Mais. Nós fazemos com eles toda uma metodologia específica, orientada para que se faça um estudo coletivo e as reflexões. A partir desse estudo, dos principais conceitos, nós elaboramos um documento orientativo, para que eles possam fazer esse acompanhamento nas escolas de forma qualificada e de acordo com os objetivos específicos para cada visita que eles realizam nas escolas”, pontou a consultora Renata Macedo.

Para Dario Manoel Barroso Soares, Supervisor de Educação Integral, o encontro formativo vai garantir o suporte necessário para que o ciclo de conhecimento seja feito de maneira eficiente.

“O objetivo da pauta ‘Longa’ é não só termos o entendimento do que é um ciclo de acompanhamento, mas também podermos conduzir esse ciclo formativo nas escolas, que acontece a cada dois meses, buscando a ampliação de conhecimento e de estudos para dominar ainda mais as metodologias. É necessário saber como se faz um ciclo de acompanhamento, como se inicia um ciclo de acompanhamento em uma escola, quando ela é visitada. Lembrando que o ciclo de acompanhamento não tem o caráter de auditoria, nem de fiscalização, tem, sim, o caráter de apoio às atividades que são desenvolvidas nas escolas, considerando o modelo da escola da escolha, o modelo pedagógico, o modelo de gestão, considerando as metodologias de êxito e sua aplicação”, finalizou.

EDUCA MAIS

Fonte: Seduc
10/06/2019
Texto: Antônio Figueredo
Crédito/Divulgação

 

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI