3/06/2022 2:58 pm

Seduc empossa Grêmios Estudantis de 20 escolas da regional de Caxias

Nesta semana, a equipe da supervisão de Protagonismo Estudantil esteve no município de Caxias, para dar posse a 20 grêmios estudantis eleitos em escolas pertencentes à Unidade Regional de Educação de Caxias. A cerimônia foi realizada de forma presencial, no Auditório Leôncio Magno da Universidade Estadual do Maranhão, CAMPUS das licenciaturas da cidade de Caxias, e contou com a participação de estudantes de diversas escolas dos municípios de Caxias, Aldeias Altas, São João do Soter, Coelho Neto, Duque Bacelar e Afonso Cunha.

Tomaram posse, grêmios estudantis dos Centros de Ensino Thales Ribeiro Gonçalves, Inácio Passarinho, Gonçalves Dias, Dias Carneiro, Eugênio Barros, Colégio Militar Tiradentes IV, Cônego Anderson, Cristóvão Colombo, Santos Dumont, Maria do Carmo, Cézar Marques, Teófilo Dias, Inácio Rocha, Nonato Sampaio, Justino Bastos, Luís Viana, Dr. Paulo Ramos, Analiz Bacelar e Centro Educa Mais Aluísio Azevedo.

“Sou representante de mais de mil alunos e é uma honra para mim representar meus colegas e ir buscar os direitos deles. Para mim é algo muito importante, fui eleito com mais de 70% dos votos válidos. Hoje para mim é um cargo importante que ocupo em minha escola”, destacou Marcos Josué, 16 anos, presidente do grêmio do CE Teófilo Dias, em Aldeias Altas.

“Esse momento é muito importante, pois representa a organização dos estudantes, e eles organizados conseguem ter mais voz, ser ouvidos de melhor forma. É um momento de muita esperança para um futuro que vem marcado por uma pandemia. Esse momento de eleição é um momento em que eles estão aprendendo a exercer a democracia dentro da escola. Parabenizo a Seduc por esse cuidado e esse projeto”, declarou Ana Caroline, representante da UBES em Caxias.

A cerimônia, organizada pela URE, com o apoio do Programa Mais Grêmios, contou com a condução da Professora Shyrmênia Alexandre Mendes e, ainda, com a presença de Ana Karolina Mota, representante da UBES no município de Caxias, Emmanuel Victor, coordenador do Centro de Referência de Juventude de Caxias, Lacy Lourdes de Assunção, gestora da Unidade Regional, Daniele Maria Apolônio Rodrigues, diretora de Ensino da Regional, e além de representantes da Seduc, como Ismael Cardoso, superintendente de Participação Social, Leonardo Santos, coordenador do Programa Mais Grêmios, Marcos Antônio de Sá, supervisor de Protagonismo Estudantil, e dezenas de gremistas, que marcaram presença.

A acolhida dos estudantes ficou por conta da psicóloga Luana Moscoso, do projeto Emaranhando Vidas, que falou sobre a importância da acolhida e da escola para a saúde mental. Na ocasião, a profissional destacou a atuação do projeto e disponibilizou aos estudantes os canais para atendimento.

A cerimônia marca o início da gestão dos grêmios eleitos e o empenho da Secretaria em fomentar o protagonismo e gestão democrática dentro das escolas.