12/08/2019 8:34 pm

Seduc encerra ciclo de reuniões com gestores de escolas da rede pública de todo Maranhão

Aproximar e alinhar as ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) dos gestores de todas as escolas pública da rede estadual, e garantir a melhoria da qualidade da educação e efetiva aprendizagem dos estudantes maranhenses. Com esses objetivos, técnicos da Seduc e o secretário de Estado, Felipe Camarão, realizaram uma série de reuniões com gestores escolares em todas as Unidades Regionais de Educação do Maranhão. Os encontros encerraram nesta segunda-feira (12), nas Regionais de Zé Doca e Santa Inês.

Os encontros iniciaram no dia 23 de julho e foram realizados em todas as 19 Unidades Regionais de Educação (URE’s), e contou com a massiva participação de gestores gerais e adjuntos de todas as escolas públicas da rede estadual.

Para Ramilton França, gestor do CE Newton Bello, em Trizidela do Vale, o momento foi ímpar pela oportunidade em que todos tiveram para discutir políticas públicas para a educação diretamente com o responsável pela pasta.

“Imensamente feliz por ser testemunha ocular de um momento histórico, a vinda de um secretário à nossa regional. Em minha vida inteira como profissional da educação, jamais tive a oportunidade de estar a tarde toda com um secretário discutindo políticas públicas, o melhor caminho para a educação e estratégias pedagógicas para fazer uma educação pública de qualidade, que construa cidadania a partir da escola”, destacou Ramilton.

“Uma alegria participar dessa reunião. O secretário Felipe passou com bastante ênfase a importância dos projetos que estão acontecendo com foco na aprendizagem. Reforçou com todos nós que tudo que será trabalhado deve ser estritamente voltado para a aprendizagem dos estudantes. Esse é nosso foco”, reforçou a gestora do CE Henrique de La Roque, Juscilene Galvão, no município de João Lisboa.

Em todas as regionais, técnicos da Seduc apresentaram para os gestores escolares os resultados individuais obtidos por cada escola, com a primeira avaliação em rede realizada por meio do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama), criado pelo Governo do Estado como política de acompanhamento das escolas, seus indicadores educacionais e melhoria na aprendizagem dos estudantes.

“Precisamos melhorar nosso Ideb, mas a nossa preocupação maior é com a qualidade da educação no Maranhão. A partir dos indicadores socializados nesta reunião e com a reflexão oportunizada pelo secretário Felipe Camarão, vamos buscar estratégias para que esses resultados melhorem mais ainda”, destacou a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Orleane Evangelista de Santana. “Agradeço a presença do Secretário de Educação, Felipe Camarão e de sua equipe em nossa Regional, e por ter proporcionado esta importante reflexão aos nossos gestores. É muito bom vivenciarmos as mudanças que já estão acontecendo na Educação do nosso Estado”, finalizou.

Para o secretário Felipe Camarão, as reuniões tiveram como objetivo aproximar ainda mais os gestores escolares da equipe gestora da Seduc e conclamar a todos para que priorizem as ações pedagógicas capazes de promover melhorias na aprendizagem dos estudantes.

“Não adianta nada fazermos todo um esforço na Secretaria, se não conseguirmos alcançar nossas comunidades escolares na ponta. Por isso, fizemos essas reuniões com os gestores de todas as escolas, indo diretamente nas regionais, para reforçar com todos que a aprendizagem dos nossos estudantes deve estar acima de qualquer coisa. Precisamos focar em intervenções pedagógicas sérias, que garantam a aprendizagem efetiva deles”, enfatizou o secretário.

FONTE: SEDUC
DATA: 12.08.2019