4/02/2016 3:01 pm

Seduc firma parceria com a Ufma para fortalecer ações educacionais

Em reunião com a reitora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Nair Portela Silva Coutinho, a secretária da Secretaria de Estado da Educação, Áurea Prazeres, e equipe técnica da Seduc, discutiram sobre a parceria com a Ufma para o desenvolvimento de várias ações, entre elas, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

“A intenção da parceria com a Universidade é fortalecer o PNAIC NE, constituindo um comitê que terá a participação da Universidade e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)”, explicou a secretária Áurea Prazeres, ressaltando que o governador Flávio Dino está determinado a investir na alfabetização de forma articulada para alcançar todos os municípios”, pontuou.

Para a reitora da Ufma, Nair Portela, o analfabetismo é uma chaga social. “É necessário um esforço coletivo para acabar com ela. Por isso é importante essa articulação Ufma/Seduc/Undime. Temos que alterar esses índices que nos envergonham, este não é um processo unilateral, para ter avanço, é preciso a união e esforço de todos”, frisou.

Na pauta da reunião constavam ainda a proposta de implantação de novos cursos de Licenciatura (Educação Quilombola e Intercultural Indígena), formação de gestores articulado com o grupo de pesquisa do Mestrado em Educação da Ufma, e também a possibilidade de articulação da Universidade e Seduc para aplicar a pesquisa no ambiente escolar como elemento estruturante do protagonismo juvenil, no âmbito do projeto Ensino Médio de Qualidade.

Outro ponto da reunião também foi a viabilidade de utilização da plataforma Núcleo de Educação a Distância (NEAD) para a formação continuada de professores do Sistema Estadual de Ensino.

MMS_4106

MMS_4116