21/10/2016 9:15 pm

Seduc premia estudantes maranhenses participantes do Parlamento Jovem Brasileiro 2016

Estudantes premiados pela participação no PJB 2016

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) premiou, na tarde desta quinta-feira (20), os estudantes maranhenses que estiveram em Brasília, entre os dias 26 e 30 de setembro, representando o Maranhão no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB 2016), em uma jornada parlamentar simulada, promovida pela Câmara Federal. Os estudantes foram premiados com um tablet.

Além dos três jovens parlamentares maranhenses, a Seduc premiou, ainda, com um celular, outros nove estudantes que tiveram seus projetos pré-selecionados e enviados à comissão da Câmara Federal para participar da etapa final classificatória. Ao todo, 12 estudantes maranhenses foram premiados pelos projetos elaborados para participar do PJB.

Felipe Camarão parabeniza os estudantes e fala sobre a importância do protagonismo juvenil

O secretário Felipe Camarão parabenizou a todos pelo empenho e dedicação em participar do concurso. “O governador Flávio Dino apoia toda ação que envolva o protagonismo dos nossos jovens. A participação destes estudantes no PJB é simbólica, porque demonstra alunos envolvidos com a política. Tivemos uma excelente representação de nosso Estado em Brasília, com estudantes de escola pública estadual, pública federal e privada. Esses projetos elaborados por estes estudantes demonstram o interesse que cada um tem em mudar as coisas, em serem protagonistas. E é isso que queremos incentivar”, destacou.

Selecionado após elaborar um Projeto de Lei que trata sobre a gratuidade de transporte público para acompanhantes de pessoas com problemas renais crônicos, o estudante Jailson Soares da Silva, do Centro de Ensino Nova Vitória – escola pertencente à Rede Pública Estadual em Imperatriz –, conta empolgado como foi sua semana na Câmara Federal. “Foi uma experiência muito enriquecedora, que me proporcionou uma vivência que nunca imaginei que teria que é representar meu Estado, juntamente com os grandes colegas e parceiros que estiveram comigo nesta jornada. Eu repetiria todas as vezes que a vida me proporcionasse esta chance”, afirmou.

Arão Salatiel das Mercês Mota, estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), enfatiza que o programa incentiva o protagonismo juvenil dos estudantes. “A semana foi muito enriquecedora em Brasília, nós conhecemos um pouco mais sobre como funciona o processo parlamentar, discutimos projetos de lei visando a melhoria da comunidade. Agora é a hora de agirmos em nossas comunidades, trazer esse ativismo para nossa escola. Agora esperamos representar bem o Maranhão durante esse ano e trazer um pouco desse protagonismo juvenil para as escolas”, falou o estudante que elaborou o projeto sobre a inserção de ações sociais nas escolas, com o intuito de envolver os alunos na busca de soluções aos problemas em suas comunidades.

“A experiência foi muito boa, foi muito bom conhecer o funcionamento da Câmara Federal e também o processo legislativo do Brasil, outras culturas, outros projetos, outros pensares. Foi algo que acrescentou muito na minha vida e que eu posso trazer nesse um ano de mandato que tenho no Maranhão”, disse Victor Choucino, aluno do Colégio Adventista de São Luís, que fez um projeto sobre a criação de uma TV nas escolas públicas do país, com o objetivo de dar voz às produções das escolas e também às comunidades.

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa que simula uma jornada parlamentar de jovens estudantes, com idade entre 16 e 22 anos. O PJB tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, com diplomação, posse e exercício do mandato. Em paralelo a isso, o programa também visa estimular nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular. Os estudantes maranhenses foram selecionados entre 56 projetos inscritos em todo o estado.

Secretário Felipe Camarão e a Secretária adjunta de Gestão das Unidades Regionais entregando a premiação ao estudante Jailson Soares da Silva

Texto: Luana Müriella
Fotos/Lauro Vasconcelos