A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoverá, no período de 18 de agosto a 5 de setembro de 2025, o 2º Ciclo Formativo Estadual Regionalizado do Pacto pela Aprendizagem, percorrendo os municípios-sede das 20 Unidades Regionais de Educação (UREs).
A iniciativa, alinhada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), visa fortalecer a colaboração entre Estado e municípios para garantir a alfabetização na idade certa e a integração de práticas sustentáveis no processo de ensino e aprendizagem.
Com o tema “Educação e sustentabilidade: Articulando linguagem poética e conceitos matemáticos com estratégias criativas na alfabetização”, o evento reunirá secretários municipais de educação, gestores escolares, articuladores pedagógicos e técnicos da Seduc.
A programação inclui palestras, oficinas, apresentações culturais e o lançamento de materiais didáticos, como o E-book de compartilhamento de experiências, que contém os relatos de gestores e professores das escolas premiadas por seus excelentes resultados e também o material didático complementar para o 3º ao 5º ano, que apoiará professores e estudantes do ensino fundamental.
A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, destaca a importância da realização dos ciclos para a política da educação voltada para a alfabetização na idade adequada. “O ciclo é um marco na nossa política de regime de colaboração, pois valoriza as particularidades de cada território, promovendo inovação e diálogo constante. Acreditamos que, juntos, podemos avançar ainda mais na missão de garantir os direitos de aprendizagem de todas as crianças maranhenses”.
Destaques
Um dos momentos marcantes será o lançamento das novas edições das premiações que incentivam a excelência educacional no estado. Serão anunciadas as próximas edições do Prêmio Escola Digna (que chega à 4ª edição), do Prêmio Professor Alfabetizador (em sua 2ª edição) e do Selo Prefeito Educação (também na 2ª edição), além da divulgação dos dados mais recentes do Índice Criança Alfabetizada (ICA).
O evento também apresentará os resultados do programa Terceirão Não Tira Férias, destacando o desempenho exemplar de regionais como Codó (116% de frequência), Itapecuru Mirim (111%) e Caxias (109%), números que refletem o comprometimento de toda a comunidade escolar com a iniciativa.
A programação inclui, ainda, palestras e oficinas práticas, com debates sobre como incorporar a sustentabilidade no cotidiano escolar, além de abordagens inovadoras que integram linguagem poética, raciocínio matemático e consciência ambiental, oferecendo novas ferramentas pedagógicas aos educadores.
Sustentabilidade e alfabetização
O encontro regionalizado abordará temas como reciclagem, consumo consciente e biodiversidade podem ser trabalhados por meio de gêneros poéticos (como cordéis e quadrinhos) e conceitos matemáticos, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA).
Os participantes também receberão orientações para replicar as estratégias em suas redes, com acompanhamento contínuo da Seduc. A meta é consolidar uma alfabetização significativa, por meio de uma aprendizagem que envolve, arte e responsabilidade socioambiental.
A superintendente de Regime de Colaboração da Seduc, Regivânia Ribeiro, destaca o caráter inovador da programação formativa, elaborada para transformar a teoria em ação nas salas de aula.
“As oficinas e palestras foram cuidadosamente planejadas para auxiliar os professores a levar a inovação às salas de aula, mostrando na prática como integrar sustentabilidade, arte e matemática no processo de alfabetização. São estratégias que tornam o aprendizado mais significativo e alinhado com os desafios do nosso tempo”, declarou.
Segundo ela, a proposta vai além da transmissão de conteúdo, criando pontes entre diferentes áreas do conhecimento para desenvolver nos estudantes habilidades essenciais para o mundo contemporâneo. “Queremos mostrar como é possível alfabetizar de forma criativa, conectando letras, números e consciência ambiental em atividades que fazem sentido para professores e estudantes”, completou.
Calendário 2º Ciclo Formativo Estadual Regionalizado 2025
Balsas: 18 e 19 de agosto – Iema Pleno Balsas.
São João dos Patos: 19 e 20 de agosto – Iema Pleno São João dos Patos.
Barra do Corda: 20 e 21 de agosto – Centro Educa Mais Dom Marcelino de Milão.
Caxias: 20 e 21 de agosto – Centro Educa Mais Aluísio Azevedo.
Presidente Dutra: 20 e 21 de agosto – Iema Pleno Presidente Dutra.
Timon: 20 e 21 de agosto – Unidade Regional de Educação.
Codó: 25 e 26 de agosto – Centro de Ensino Colares Moreira.
Pedreiras: 25 e 26 de agosto – Iema Pleno Pedreiras.
Pinheiro: 26 e 27 de agosto – Ufma – Campus Pinheiro.
Viana: 26 e 27 de agosto – Centro Educa Mais Raimundo Marcelino Campelo.
Açailândia: 1º e 2 de setembro – Iema Pleno Acailândia.
Imperatriz: 1º e 2 de setembro – Unidade Regional de Educação.
Santa Inês: 2 e 3 de setembro – Iema Pleno de Santa Inês.
Zé Doca: 2 e 3 de setembro – Iema Zé Doca.
Bacabal: 3 e 4 de setembro – Centro de Ensino Professor Juarez Gomes.
Lago da Pedra: 3 e 4 de setembro – Centro de Ensino Frei Godofredo Bauerdik.
Chapadinha: 4 e 5 de setembro – Centro Educa Mais Raimundo Araújo.
Itapecuru: 4 e 5 de setembro – Centro Educa Mais Ayrton Sena.
Rosário: 4 e 5 de setembro – Centro Educa Mais Raimundo João Saldanha.
São Luís: 4 e 5 de setembro – Centro de Educação Especial Padre João Mohana.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI