24/08/2016 5:43 pm

Seduc realiza Seminário Estadual Diretrizes em Ação: qualidade no dia a dia da Educação Infantil

LVS_7547
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o UNICEF e o Instituto Formação, realizaram, nesta terça-feira (23), o Seminário Estadual Diretrizes em Ação: qualidade no dia a dia da Educação Infantil, com o objetivo de divulgar o material elaborado a partir do Projeto Diretrizes em Ação, produzido pelo Ministério da Educação (MEC) e o UNICEF, e contou também com a parceria do Instituto Formação e o Instituto Avisa Lá.

O Projeto Diretrizes em Ação foi realizado entre os anos de 2011 e 2013 como uma formação continuada para profissionais da educação de 20 municípios maranhenses, que culminou na publicação de registros escritos, videográficos e fotográficos.

De acordo com a supervisora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Adelaide Diniz, a realização do Seminário tem por objetivo discutir as possibilidades de organização do trabalho pedagógico, a partir da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. “Queremos despertar os educadores para a importância da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais, pois, apesar de terem sido elaboradas desde 2009, ainda há muitos educadores que não as conhecem. Então esse projeto vem apresentar essas experiências, que ajudam o professor a implementá-las também”, explicou.

LVS_7555Para o Secretário Municipal de Educação de São Luís, Moacir Feitosa, este é um momento para se mostrar que existe uma série de orientações e que essas orientações, que são as diretrizes, devem ser levadas a sério. “Existem instrumentos capazes de serem discutidos e trabalhados coletivamente, que organizam e estruturam de forma mais eficiente, mais qualificada, o espaço, o tempo e próprio material que é utilizado na educação infantil. Nós temos uma orientação de objetivos, de direitos de aprendizagem, de desenvolvimento humano, de formação do cidadão desde o início de sua vida, com a criança na primeira infância, e, para mim, encontros como esses me fazem acreditar cada vez mais que poderemos dar um salto de qualidade em relação àquilo que nós fazemos para educar estas crianças, que seguirão sua vida, seu itinerário de estudos por toda a vida”, destacou.

A consultora para o tema de Educação Infantil do Unicef, professora mestra Carol Velho, fala que a publicação foi distribuída para o Brasil inteiro. “No Maranhão, o Unicef, junto com Instituto Formação e as secretarias municipais e estadual de Educação, resolveram divulgar esse material em forma de seminários. Fizemos seminário na Baixada Maranhense, reunindo vários municípios, e um na Região Tocantina. Esse é o seminário de encerramento promovido pela Seduc, que articulou a participação de outros municípios, para que pudéssemos entregar este material e celebrarmos por termos feito este projeto no Maranhão, que está ensinando para o Brasil que é possível fazer educação com qualidade”, disse.

Francilene Batista é gestora da U.E.B. Recanto dos Pássaros e participou do seminário. “Ele é muito importante, porque norteia o funcionamento das escolas, e auxilia os professores a desenvolverem seus trabalhos. Beneficia toda a comunidade escolar”, disse.