4/04/2019 2:51 pm

Seduc realizará web conferência sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa

Com o intuito de fortalecer a mobilização dos professores para participarem da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará na próxima terça-feira (09), às 10h, web conferência dirigida aos articuladores da OLP nas Unidades Regionais de Educação (UREs) e Secretarias Municipais de Educação (SEMEDs), também será aberta a professores de Língua Portuguesa, gestores e supervisores escolares.

Além da apresentação de estratégias para a mobilização dos professores, também serão compartilhadas orientações gerais sobre o processo de inscrição, monitoramento de adesão das secretarias e de inscrição dos docentes, operacionalização das oficinas nas escolas, possibilidades formativas oferecidas pelo portal “Escrevendo o Futuro”, bem como a relação entre a OLP e a melhoria da proficiência dos alunos em leitura e escrita com vistas à participação nas avaliações externas, caso da Prova Brasil.

A OLP é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Inciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro, voltado à formação de professores de Língua Portuguesa das redes públicas de ensino.
O tema deste ano é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Inscrições

As inscrições para a OLP estão abertas até o dia 30 deste mês. Os alunos podem concorrer com os seguintes gêneros textuais, de acordo com o ano/série em que atuam: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º anos), crônica (8º e 9º anos), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Ensino Médio).

Nesta 6ª edição da OLP, até o momento, o Maranhão destaca-se como o 6º estado com o maior número de inscrições. O link para participar da webconferência estará disponível, neste site, no dia do evento.

Além das premiações específicas nas etapas estadual e regional, os professores inscritos e os respectivos alunos-autores selecionados na Etapa Nacional serão contemplados com medalhas e viagens: uma semana de imersão pedagógica internacional, para professores, e uma viagem cultural para uma cidade brasileira, no caso dos alunos.

Data: 04/04/19