20/06/2016 9:14 pm

3º Encontro Formativo do Programa Escravo, Nem Pensar!

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza, nesta terça (21) e quarta-feira (22), o 3º Encontro Presencial de Formação Continuada do Programa Escravo, Nem Pensar! – resultado da parceria com a ONG Repórter Brasil, idealizadora do programa.

Durante o encontro serão realizadas atividades de socialização dos resultados das ações do projeto, por meio de relatórios, apresentações e materiais didáticos como maquetes, desenhos, poemas, cartazes, dentre outros materiais; avaliação geral dos resultados alcançados levando em consideração os números de pessoas envolvidas nos projetos escolares realizados pelas escolas; discussões dos desafios enfrentados e, sobretudo, estratégias para impulsionar ainda mais a abordagem do trabalho escravo nas escolas da rede estadual do Maranhão.

A formação será ministrada pela equipe ENP, Natália Suzuki (coordenadora) e Thiago Casteli (subcoordenador). Contará, ainda, com a participação de técnicos das Unidades Regionais de Educação (UREs) de Açailândia, Balsas, Codó, Imperatriz, Santa Inês, São João dos Patos e São Luís, abrangendo 76 municípios maranhenses, nos quais há ocorrências de trabalho escravo e são os principais polos emissores de trabalhadores explorados em outros lugares do país.

Os técnicos das UREs são responsáveis por difundir o tema em 378 escolas de sua abrangência e fomentar a abordagem de combate ao trabalho escravo por meio de projetos interdisciplinares e em sala de aula. A meta é alcançar 10 mil professores e 190 mil alunos até 2016.

Sobre o projeto Escravo, nem pensar!

A partir da parceria entre a Seduc e a ONG Repórter Brasil, o Programa Escravo, Nem Pensar!, no Maranhão, passou a integrar o Programa Escola Digna e está em conformidade com as metas do II Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo, estabelecidas para a Secretaria de Estado da Educação. A parceria tem como objetivo desenvolver ações educativas em escolas do Sistema Estadual de Ensino, voltadas à prevenção e ao combate ao trabalho escravo. Para isso, técnicos da rede estadual de educação serão formados sobre o tema.

O QUÊ: 3º Encontro Formativo do Programa Escravo, Nem Pensar!

QUANDO: Nesta terça (21) e quarta-feira (22), das 8h às 18h.

ONDE: Universidade Ceuma – Unidade Renascença – Sala 202.

SUGESTÃO DE ENTREVISTADO: Claudinei de Jesus Rodrigues, Superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais.

CONTATO: Ascom/Seduc (98) 3221-8546.