14/07/2019 12:04 pm

‘Terceirão não tira férias’ mobiliza estudantes da rede pública estadual em todo o Maranhão

Continuam a todo vapor as atividades do ‘#PartiuEnem: Terceirão Não Tira Férias’, projeto que é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e que tem por objetivo oportunizar aos estudantes de 3ª série do Ensino Médio, da Rede Pública Estadual, durante o período de férias, reforço na aprendizagem escolar, com foco no ENEM e consequente melhoria nos índices educacionais do estado. Os aulões das 14 disciplinas curriculares que o projeto contempla acontecem no período de 01 a 19 de julho, nas escolas polos.

Na última sexta-feira (12) estudantes do ‘terceirão’ do Centro de Ensino João Francisco Lisboa – Cejol, passaram a manhã e o começo da tarde em uma completa imersão pela história do Brasil.

Os cerca de 76 estudantes participantes ficaram empolgados às explicações do professor Lívio Bruno Castro, sobre a República Nova, ditadura e o tempo de poder dos presidentes. A metodologia utilizada foi em forma de linha do tempo e sempre contextualizando com o presente.

“Eu percebo uma surpresa muito grande deles diante do conteúdo apresentado. A experiência ‘pra’ mim foi excelente, perceber a quantidade de alunos que está com vontade de vencer na vida, de conquistar um futuro melhor para ele e para a sua família, muitos deles não têm a oportunidade, pois um cursinho é muito caro, e o ‘Terceirão Não Tira Férias’ dá essa oportunidade a eles. Essa é uma excelente iniciativa do Governo do Estado, eles pegaram um grupo de professores muito bons, e fez uma coisa muito dinâmica, por dia é só uma matéria e eles mergulham no conteúdo”, afirmou o professor Lívio Bruno Castro.

“O projeto tem sido incrível, fugindo completamente do padrão de aulas que já tínhamos todo dia. Ele foge dos padrões e é inspirador e as aulas estão sendo maravilhosas, o professor de História foi um dos melhores, ele abriu a nossa mente e a aula dele é super dinâmica. A gente só tem a agradecer, essa é uma excelente oportunidade para nós”, ratificou a estudante Rayla Melônio, 18 anos.

Aulões com atividades de recreação que fazem a diferença

Nessa segunda edição o ‘Terceirão Não Tira Férias’ vem acontecendo nas 19 Unidades Regionais de Educação do estado e além das aulas preparatórias gratuitas, os estudantes ainda participam de uma série de atividades lúdicas, recreativas e culturais, durante toda a programação do projeto.

“Estão sendo muito interessantes essas atividades recreativas, que fazem parte da programação do ‘Terceirão Não Tira Férias’. É um importante diferencial, porque além de motivar os alunos, a recreação também tem o poder de relaxar a mente e o corpo para que os estudantes não se sintam cansados de estudar, mas envolvidos com este projeto, com compromisso na aprendizagem e no reforço preparatório para o Enem”, destacou a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana.

Brincadeiras com balões, que fortalecem o trabalho e o empenho individual, por exemplo, foram atividades que os estudantes do Centro de Ensino Manoel Bezerra de Oliveira, em Ribamar Fiquene, realizaram. Já em Lajeado Novo, no Centro de Ensino Carlos Alberto Monteiro de Macedo, a equipe pedagógica também programou muitas atividades para os estudantes, como dinâmicas de grupo e competições.

No Centro de Ensino Pe João Batista Teixeira, em Amarante, o momento recreativo está sendo recheado com música, dança, dramatização e outras atividades motivadoras e dinâmicas como ‘Dama Humana’, uso de bolas, balões e bambolê. Tudo organizado pela professora Marinalva Viana Marinho. E no CE Henrique de La Roque, no município de João Lisboa, as atividades recreativas ficaram a cargo da coordenação da professora Maria Alcioneide Ribeiro de Sá, e contaram com gincanas e brincadeiras, declamação de poesias, amarelinha, dinâmica de grupos.

Música e dança também não faltaram, nos Centros de Ensino Integral Tancredo de Almeida Neves e no CE Caminho do Futuro, em Imperatriz.

Para o estudante Thiago da Silva Lucena, do CE Caminho do Futuro, estudar por horas seguidas, sem a prática de um exercício físico, como um simples alongamento, talvez não seja uma boa opção.

“O exercício não só beneficia a saúde do corpo e bem-estar, como também a saúde mental, melhorando o funcionamento do nosso cérebro”, disse o estudante.

“A recreação proposta nos horários de intervalo nos Aulões do ‘Terceirão Não Tira Férias’ é de suma importância para nós estudantes, porque a recreação serve para dar aquele “up” em nosso rendimento, favorecendo uma melhor performance para a segunda etapa do dia”, complementa Thiago Lucena.

Participam do ‘Terceirão Não Tira Férias’ no polo do CE Caminho do Futuro, que fica na Vila Nova, em Imperatriz, alunos da própria escola e dos Centros de Ensino Vespasiano Ramos e Amaral Raposo. Neste polo, o professor e educador físico, Pedro Antônio Pereira, coordena a parte recreativa com o grande objetivo de melhorar a interação entre os estudantes, através das atividades com música, dança, disputas, de agilidade, trabalhos em equipe, entre outras.

No Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto, no município de Porto Franco, localizado a 100 km de Imperatriz, as recreações passam por atividades culturais, como cordel e artistas nordestinos, várias dinâmicas de grupos, com objetivos de desenvolver raciocínios lógicos, concentração e atenção, senso crítico e de responsabilidade, assim como coordenação motora e reflexos.

Para o estudante Jonas Silva Moreira, o projeto está sendo uma experiência muito proveitosa, que veio para somar aos estudantes que irão realizar o Enem.

“Vir para a escola no período de férias está sendo muito legal e nada cansativo, porque têm muitas atividades de recreação e dinâmicas, que nos motivam e descontrai”, conta Jonas Silva.

“Cada dinâmica dessas proporciona um aprendizado diferente, além de uma grande interação entre nós estudantes. As aulas ainda ficam muito mais interessantes”, finaliza o estudante.

Fonte: Seduc
Texto: Nayara Vieira e Aparecida Marconcini Prestes
Fotos: Lauro Vasconcelos
14/07/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI