16/07/2017 7:30 am

Transporte escolar digno aos maranhenses

thumbnail_foto felipe camarão nova

Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão

Garantir uma educação de qualidade vai muito além do trabalho brilhantemente realizado pelos profissionais na escola. Há muitos fatores que compõem o suporte ao sistema educacional e que têm sido tratados como prioridade pelo Governo do Maranhão, com o fim de levar dignidade aos estudantes da rede estadual e municipal do nosso estado. Um desses equipamentos é o transporte escolar que, em um passado não muito distante, foi feito em veículos conhecidos como ‘pau de arara’, sem nenhum tipo de segurança para o estudante.

A oferta do transporte escolar seguro e de qualidade consta na meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) e é um compromisso assumido pelo governador Flávio Dino com as famílias maranhenses cujos filhos são estudantes residentes na zona rural, uma vez que contribui significativamente para melhorar o fluxo escolar, a aprendizagem dos estudantes e ainda diminui a evasão escolar.

Mesmo diante da crise econômica que assola o país, o governador Flávio Dino vem empreendendo todos os esforços no sentido de apoiar os municípios no cumprimento dessa meta, com a aquisição e entrega de ônibus escolares às prefeituras, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e seguindo as especificações definidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Em dois anos e meio, já são 71 ônibus e duas lanchas escolares doados pelo governo aos municípios para garantir o acesso e a permanência dos estudantes maranhenses na escola. Um investimento da ordem de R$ 12 milhões. Além disso, 13 ônibus estão em processo de aquisição para serem entregues em breve e o governador já autorizou a aquisição de mais 50 veículos escolares.

A entrega dos ônibus faz parte das ações de apoio do transporte escolar no estado. Logo no início de sua gestão, o governador Flávio Dino instituiu o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE), que transfere recursos aos munícipios que fizerem adesão ao programa, a fim de auxiliar nos gastos com transporte escolar dos estudantes da rede estadual, em complementação ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).

No ano de 2016, o Peate atendeu a 112 municípios com valor total de investimento previsto de R$ 8.011.100,00, beneficiando 40.312 estudantes. Para 2017, a meta é chegar a todos os 217 munícipios, para anteder mais de 65 mil alunos da zona rural com investimento de mais de R$ 12,5 milhões.

Importante frisar que o Peate é um programa aberto à adesão de todos os municípios, basta estar regular com suas obrigações fiscais e com a prestação de contas junto ao Estado para que possa receber as parcelas correspondentes ao programa.

Ainda no final de 2016, o Governo do Estado, por intermédio da Seduc, autorizou o FNDE a repassar diretamente para os municípios a parcela do PNATE relativa aos alunos da rede estadual. Medida que desburocratiza o processo de transferência e resulta em mais celeridade na prestação dos serviços de transporte. Além de fortalecer o constante regime de colaboração entre Estado e Municípios.

Somado ao maior investimento em infraestrutura na educação já realizado no Maranhão, com reformas, manutenções, revitalizações e diversas construções, as ações voltadas ao fortalecimento e melhorias no transporte escolar são claras demonstrações que o Governo do Maranhão prioriza a educação, por compreender que esse é o caminho para a transformação social e de igualdade de direitos.

Felipe Camarão

Secretário de Estado da Educação