12/03/2018 3:48 pm

Unidades Regionais realizam a II etapa das Conferências Intermunicipais de Educação

Conferência Intermunicipal na Ure de Pedreiras

Conferencistas reunidos em Pedreiras, na I Etapa das Intermunicipais

Começa nesta terça-feira (13) a II etapa das Conferências Intermunicipais de Educação, envolvendo municípios jurisdicionados às oito Unidades Regionais de Educação (UREs). O evento faz parte da preparação para a Conferência Maranhense de Educação (Comae) 2018, que traz como tema “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

As conferências intermunicipais são realizadas pelo Fórum Estadual de Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e as prefeituras, instituições públicas e sociais. Os eventos têm como foco a avaliação dos Planos de Educação (Nacional, Estadual e Municipais) e proposição de políticas educacionais para efetivação de suas metas e estratégias, e tem por finalidade cumprir as etapas preparatórias da 1ª Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) e da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae), coordenadas, respectivamente, pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).

A primeira etapa das Conferências Intermunicipais, realizada entre os dias 1º e 7 deste mês, envolveu 11 Regionais de Educação, incluindo São Luís.

Nesta segunda etapa, as conferências acontecem nas regionais de Pinheiro, Chapadinha, Itapecuru Mirim, Rosário, Caxias, Codó, Timon e Viana, e devem envolver mais de 3 mil pessoas entre representantes da educação básica, profissional ou tecnológica e superior das redes pública e particular, além de representantes da sociedade civil organizada.

Durante as conferências os segmentos participantes do evento indicaram propositivas de alterações ao Plano Estadual de Educação (PEE), a partir de discussões em plenárias temáticas, além de realizar a escolha e homologar os nomes dos delegados, que irão participar da Comae.

Na Unidade Regional de Pinheiro, que abrange 17 municípios, 350 pessoas representantes dos 17 municípios jurisdicionados à regional devem participar da conferência, que será realizada no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Pinheiro.

“Estamos muito otimistas em relação à realização da conferência nesta terça-feira. Houve uma grande mobilização na regional. Acreditamos num debate efetivo com importantes contribuições para a melhoria da educação nos municípios, no estado e no país”, disse José Ribamar Ribeiro Dias, gestor da URE de Pinheiro.

Esta é a última etapa das conferências intermunicipais, antes da Conferência Maranhense de Educação (Comae), que será realizada de 2 a 5 de abril, em São Luís.

12/03/18