23/05/2023 12:32 pm

URE de Imperatriz firma parceria para promover Curso sobre Justiça Restaurativa no ambiente escolar

A Unidade Regional de Educação de Imperatriz (URE) anunciou, em reunião nesta semana, uma parceria estratégica para fortalecer a pacificação do ambiente escolar, com oferta de Curso sobre Justiça Restaurativa destinado a professores e gestores escolares. Para o curso, estão sendo ofertadas 200 vagas. As inscrições para o Curso “Noções Introdutórias sobre Justiça Restaurativas” podem ser feitas até amanhã (24), por meio do site: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdA_vQbb5b6f5F8HlWglUNOnweRyyPM4EtDacJ5cTVOCoyAYw/viewform.

A ocasião contou com a presença do Juiz Titular do Juizado Especial Criminal de Imperatriz, Dr. Paulo Montenegro, e da Gestora de Educação, Profa. Dra. Orleane Santana, além da equipe do núcleo jurídico da URE. A reunião foi intermediada pelo vereador e professor Carlos Hermes.

Durante o encontro, o Juiz Montenegro convidou todos os presentes a se inscreverem neste curso que será oferecido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), como forma de aprofundar o conhecimento sobre o assunto.

A Justiça Restaurativa é um modelo de abordagem que visa promover a responsabilização e a reparação dos danos causados, por meio de diálogos, escuta ativa e construção coletiva de soluções.  Ao invés de focar na punição, busca-se o entendimento mútuo e a reconciliação entre as partes envolvidas. A implementação desse modelo nas escolas tem se mostrado uma alternativa eficaz para combater a violência e a indisciplina, estimulando a empatia, o respeito e a construção de um ambiente saudável para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos.

Curso básico

O curso tem como objetivo fomentar o conhecimento de técnicas de Justiça Restaurativa, possibilitando a utilização de métodos e a aplicação de conceitos acerca de situações de conflitos envolvendo jovens e adolescentes.

“Como Juiz Titular do Juizado Criminal, compareci a reunião, para apresentar o curso de Justiça Restaurativa a professora Orleane, mostrando o seu potencial na pacificação do ambiente escolar. Aproveitei e fiz um convite para que todos os interessados se inscrevessem através da plataforma EAD da Escola da Magistratura do Maranhão”, informou Dr. Paulo Montenegro.

Para a Professora Orleane Santana, a parceria entre a URE, o Juizado Especial Criminal de Imperatriz e a Vara da Infância é um passo importante rumo à promoção de uma cultura de paz e resolução de conflitos nas escolas da região.

“Espera-se que, por meio do curso básico de Justiça Restaurativa e da implementação de projetos locais, seja possível transformar o ambiente escolar, promovendo a convivência harmoniosa e a construção de cidadãos mais conscientes e responsáveis. A URE se coloca à disposição para apoiar e disseminar a aplicação da Justiça Restaurativa nas escolas da região, visando proporcionar um ambiente educacional mais seguro, pacífico e inclusivo”, ressaltou Orleane.