17/11/2017 4:45 pm

Vale-livro incentiva a leitura, dizem alunos durante a 11ª FeliS

06428_foto_1_troca_de_livro_com_kit_foto_antonio_martins_6934957664603788327

Estudante da rede pública estadual troca livro com o vale-livro recebido em sua escola

“Eu achei bastante interessante porque incentiva a leitura”, disse Raiane Oliveira, aluna do Centro de Ensino Liceu Maranhense sobre o Vale-livro, benefício do Governo do Estado que concede R$ 30,00 a estudantes da rede pública da capital para compra de livros na 11ª Feira do Livro de São Luís (FeliS).

Para Raiane, o estímulo à leitura ainda na infância é muito importante e “um começo bem legal”. A estudante espera que, assim como ela, outros alunos “saibam aproveitar bem essa oportunidade”.

Raiane Oliveira aprovou a iniciativa e diz que vale-livro é um incentivo à leitura

O estudante André Sousa da Silva, também do Liceu Maranhense, comemora o benefício: “O evento que o Governo promove como a feira e esse vale que está ofertando faz com que os alunos que não têm condições possam comprar um livro. Isso ajuda bastante e incentiva ainda mais a leitura”.

Jeniffer Maiara Castro Monte Negro, aluna do C.E. Vinicius de Moraes, disse que reuniu os amigos para comprar vários livros. “Eu gostei dessa ideia de darem um incentivo para gente comprar os livros”, falou.

Para Jeniffer, a ideia da feira em si já foi “uma coisa bem bacana e o vale foi um incentivo a mais”.

Beneficiados

Vale-livro movimenta stands de vendas durante a 11ª edição da FeliS

Mais de 10 mil alunos de escolas da rede pública estadual e municipal ganharam o benefício, sendo 5 mil da rede pública estadual (escolas regulares e IEMAs) e 5 mil da rede municipal de São Luís.

O valor unitário do vale-livro é de R$ 30,00, para compra de livros na FeliS. São R$ 300 mil em investimentos oriundos emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Bira do Pindaré.

O projeto vale-livro contribui para a democratização do conhecimento, possibilitando aos estudantes da rede pública a aquisição de livros que estimulem o hábito da leitura e também o aprendizado.

“Além de garantir a ida dos alunos para a feira, o vale-livro doado pela Governo oportunizou a aquisição de livros por estudantes da rede pública”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

“Essa iniciativa é de fundamental importância porque incentiva o fomento à leitura e contribui com o despertar do pensamento crítico, transformando nossos jovens em verdadeiros protagonistas, como queremos”, acrescentou Camarão.