9/04/2024 2:46 pm

“Vem aí, o Itinerário Técnico Formativo nos Centros Educa Mais!”. CEM Nascimento de Morais é o centro-piloto 2024 na URE-Imperatriz

Mesa diretiva com as autoridades

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação, divulgou o Edital nº 14/2024 – SEDUC-MA, com finalidade de realizar Audiências Públicas para diálogos sobre as demandas dos setores produtivos e definição de Cursos Técnicos a serem ofertados nos Centros Educa Mais, dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Imperatriz, Timon, Balsas, Bacabal, Caxias, Pinheiro, Barra do Corda, Chapadinha, Grajaú, Barreirinhas, Itapecuru Mirim, Coroatá, Santa Inês, Vargem Grande, Viana, Presidente Dutra, Passagem Franca e Colinas.

Em Imperatriz, inicialmente receberá implementação do Itinerário Técnico Formativo, o Centro Educa Mais Nascimento de Moraes, localizado no bairro Bacuri, escolhido como centro-piloto na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI). Para isso, aconteceu a Audiência Pública na manhã de sexta-feira (05), no auditório da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Foram verificadas as demandas para os seguintes Cursos Técnicos no Ensino Médio em Tempo Integral, conforme dois Eixos Temáticos: Cursos do Eixo 01 (Informação e Comunicação) – Técnico em Informática para Internet; Técnico em Manutenção e Suporte em Informática; e Técnico em Redes de Computadores; Cursos do Eixo 02 (Gestão e Negócios) – Técnico em Administração; Técnico em Contabilidade; e Técnico em Logística.

A Audiência Pública em Imperatriz iniciou com a composição da Mesa Diretiva, com as seguintes autoridades: secretário adjunto de Educação da Região Tocantina, Clayton Noleto; Elson Araújo, representando o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (AGEMSUL), Vagtônio Brandão; vereador e professor Carlos Hermes, representando a Câmara Municipal de Imperatriz; gestora da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), representando a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA), Profª Drª Orleane Evangelista de Santana; e o gestor geral do Centro Educa Mais Nascimento de Moraes, professor Jacó Muniz.

“Esse momento, é de extrema importância, primeiro porque estamos cumprindo o que determina o Novo Ensino Médio, que alterou a própria Lei das Diretrizes e Bases da Educação, sendo necessário que as escolas ofereçam os itinerários formativos, além das disciplinas da Base Nacional Comum”, explicou a gestora da URE-Imperatriz, professora Orleane Santana.

“Nessa audiência pública, a comunidade em geral, a sociedade imperatrizense e, sobretudo, a comunidade escolar do Centro Educa Mais Nascimento de Moraes, presentes nesse momento, têm a oportunidade de escolher quais os cursos desejam para o 5º Itinerário Formativo, que é o Itinerário Técnico. Isso é muito bom, porque além dos estudantes cursarem as disciplinas que preparam para o vestibular e para o Enem, poderão também ter essa outra formação, como opção, para o mercado de trabalho, durante o Ensino Médio”, finalizou a professora Orleane.

“É uma honra muito grande, estarmos aqui participando dessa audiência pública, nesse dia ímpar para o Centro Educa Mais Nascimento de Moraes, que é o centro-piloto dessa implementação. Momento esse em que os estudantes e a comunidade em geral convidada a se fazer presente, como pais e mães, representantes de órgãos públicos, sindicatos, gestores e professores das redes públicas e particulares, poderão escolher quais os cursos técnicos que comporão esse novo Itinerário Formativo”, declarou o gestor geral do CEM Nascimento de Moraes, professor Jacó Muniz.

Para o secretário adjunto de Educação da Região Tocantina, Clayton Noleto, esse momento da audiência pública é uma oportunidade muito especial para ouvir e debater, com a comunidade escolar do CEM Nascimento de Moraes e a sociedade em geral de Imperatriz, sobre as demandas formativas de cursos técnicos, em um processo democrático e transparente, com vistas ao crescimento da educação no Maranhão: “É muito importante a participação ativa da comunidade nessa audiência pública, principalmente os estudantes, que são a razão maior da educação do nosso Estado. Valorizem a escola, a educação e deem a contribuição de vocês nesse processo”, finalizou Clayton Noleto.

Durante a audiência pública, foram apresentados o modelo educacional e a caracterização dos cursos técnicos, pelos técnicos da SEDUC, professores Jonny Erick e Kleymar Pereira, respectivamente, líder e técnico da Frente de Laboratórios da BNCC da Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral (SUPCETI).

Após a apresentação, a plenária foi aberta para contribuições e esclarecimento de dúvidas dos participantes. A mestre de cerimônias Priscila Viégas, professora da Rede Estadual do Maranhão e assessora técnica da Coordenação Pedagógica da SUPCETI, também contribuiu para o debate, durante a plenária. Ao final, foi realizada a votação por meio digital (QR code). Também foi possível votar por material impresso, que foi depositado em uma urna no local da audiência.

09/04/2024
Texto e Fotos: Aparecida Marconcini