23/08/2019 6:14 pm

‘Xadrez na Escola’ já está presente em 109 centros de ensino da rede pública do MA

18352_projeto_xadrez_nas_escolas_10_5767595375935254151O jogo de xadrez é considerado uma excelente ferramenta pedagógica e é com essa visão que o Governo do Maranhão tem realizado, nas escolas da rede pública estadual, desde 2017, o Projeto ‘Xadrez nas Escolas’, que tem como objetivo fortalecer o esporte educacional e estimular o aprendizado dos estudantes.

Atualmente o Projeto é desenvolvido em 109 Centros de Ensino, envolvendo aproximadamente 10 mil estudantes de escolas da capital e 62 municípios do Maranhão. E conta com a parceria do Grande Mestre Internacional (GMI) e bicampeão mundial, Rafael Leitão, e do Mestre Nacional (MN), Nicolau Leitão.

O Projeto consiste no ensino do estratégico jogo de tabuleiro onde os estudantes recebem informações básicas sobre o xadrez desde a história, a filosofia do esporte, o sentido do jogo, as contribuições para o desenvolvimento do raciocínio, e, principalmente, sobre as regras e os detalhes de uma partida de xadrez.

Também como forma de incentivar ainda mais a prática do esporte e visando promover intercâmbio entre os estudantes integrantes do projeto nas Unidades Regionais participantes, o Governo do Maranhão promove o ‘Festival do Xadrez nas escolas’.

Em 2019 a segunda edição do Festival acontecerá na próxima segunda-feira (26), das 13h às 17h, no Ginásio do Centro Social dos Servidores do Estado da Maranhão, no Calhau, e sua programação contará com partidas simultâneas com os irmãos Rafael e Nicolau Leitão e participantes selecionados de cada escola, além de outras atividades relacionadas ao jogo, entre elas: jogos abertos, aulas e exposições.

Xadrez nas Escolas da Rede Estadual

No Centro de Ensino Oliveira Roma, localizado no município de Mata Roma, o Projeto é desenvolvido desde o início do ano letivo e a equipe é formada por aproximadamente 10 estudantes, de diferentes séries e turnos, que se encontram todos os sábados na sala de xadrez para o aprendizado e aperfeiçoamento do tão desafiante jogo.

Expedito Alves Neto, disputará o 2º Festival Xadrez na Escola representando o CE Oliveira Roma

Expedito Alves Neto, disputará o 2º Festival Xadrez na Escola representando o CE Oliveira Roma

O professor de xadrez do CE Oliveira Roma, Júlio Pavão, diz que foram disponibilizados pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, kits de xadrez com: tabuleiros, relógios e a lousa magnética de xadrez; material que facilita bastante o processo de ensino e aprendizagem.

“A sala de xadrez possui também um computador e uma impressora para que os alunos possam ficar sempre atualizados sobre o jogo e imprimir regras, folhas de anotações dos jogos e muito mais”, comenta Júlio Pavão.

Toda comunidade escolar do CE Oliveira Roma está na torcida pelo estudante da 1ª série do Ensino Médio, Expedito Alves Simões Neto, que representará a escola no Festival.

Já no Centro de Ensino Barjonas Lobão, localizado no bairro do Cohatrac, na capital maranhense, o Projeto é realizado desde setembro do ano passado e segundo a professora de Educação Física e coordenadora de Esportes da escola, Barbara Sousa Lima, cada vez mais o interesse dos estudantes em participar só tem aumentado.

“O formato pensado pela Secretaria, é um formato que de fato nos anima, porque tem festivais, encontros, tem clube do xadrez, em que os meninos podem participar e fazer intercâmbios tanto com turnos contrários, quanto com outras escolas também. Assim, a expectativa é que o projeto cresça, tanto em qualidade quanto em quantidade, para que a gente consiga de fato fazer com que os que estão permaneçam e trazer mais meninos”, disse Bárbara Lima.

Aproximadamente 150 professores estão engajados no desenvolvimento do Projeto em todo o Maranhão, e passaram por um Curso de Formação para contribuir com o desenvolvimento do ‘Xadrez na escola’, em suas escolas.

“Fizemos o curso de formação e tivemos todo o apoio da Seduc. E a nossa ideia é que eles façam a modalidade no contra turno, onde eles têm a possibilidade de vir jogar, e, independentemente do nível de conhecimento: iniciante, intermediário ou avançado, com os livros que temos, fazer estudos em jogadas. É teoria e prática ao mesmo tempo. Eles praticam jogadas conosco e também com os colegas que ficam durante esse turno aqui”, comentou a coordenadora, no Barjonas Lobão.

Na unidade escolar, que tem uma sala específica para jogos como: damas, dominó, xadrez e tênis de mesa, atividades do ‘Xadrez na escola’ acontecem nos horários de contra turno das aulas e, atualmente, envolve cerca de 30 estudantes.

A comunidade escolar do Barjonas Lobão tem ainda mais motivos para comemorar a oferta do Projeto na unidade. É que pela primeira vez a escola terá representantes na modalidade nos Jogos Escolares Maranhenses (Jem’s), na categoria infanto – masculino e feminino.

Luís Felipe Coutinho parabeniza o Governo do Maranhão pela iniciativa do Projeto Xadrez na escola

Luís Felipe Coutinho parabeniza o Governo do Maranhão pela iniciativa do Projeto Xadrez na escola

Na categoria infanto – masculino, o Centro de Ensino será representado pelo jovem Luís Felipe Coutinho, de 16 anos, e a estudante da 2ª série do Ensino Médio. Ele diz que a iniciativa do Governo em trazer o xadrez para escola é de suma importância para a divulgação do esporte.

“É muito importante que os jovens, principalmente da minha idade, aprendam a jogar para levar o xadrez ‘pra’ frente, porque sem essa iniciativa não teremos lá na frente quem ensine pros mais jovens. O xadrez melhorou meu raciocínio lógico, infinitamente, eu era ruim em matemática e aí eu comecei a estudar e jogar xadrez e meu raciocínio lógico ficou melhor”, disse Luís Felipe.

Já no feminino quem representará a escola é Lúcia de Cássia Santos dos Santos, estudante da 1ª série, que diz que a expectativa para os Jogos está alta e pretende apresentar um bom desempenho durante a competição.

“Com o xadrez a gente passa a aprender as coisas mais rápido. Eu sou bem nervosa, mas jogo tranquilamente, e [no Jems] seja o que der e o que vier. Eu sei que tem gente me apoiando e se depender de mim e desse apoio, a gente ganha”, concluiu a estudante.

 

Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Lauro Vanconcelos e Divulgação
23/08/2019

Lúcia de Cássia dos Santos, estudante do CE Barjonas Lobão, está empolgada para representar a escola nos Jems's 2019

Lúcia de Cássia dos Santos, estudante do CE Barjonas Lobão, está empolgada para representar a escola nos Jems’s 2019

 

Estudantes do CE Barjonas Lobão empenhados no estudo e aprendizado do xadrez

Estudantes do CE Barjonas Lobão empenhados no estudo e aprendizado do xadrez

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI