No terceiro dia do ‘1º Simuladão Mais Ideb’ realizado nesta quarta-feira (14) as provas de Língua Portuguesa e Matemática foram aplicadas em escolas de 16 municípios, em sete Unidades Regionais de Educação (UREs).
Na regional de Pedreiras, as provas foram realizadas nesta quarta-feira, em escolas dos municípios de Lagoa Grande do Maranhão e Trizidela do Vale. No total, nos dois dias de provas, a regional mobilizou 2.723 alunos de 32 escolas, nos 13 municípios que compõem a URE.
Na cidade de Brejo, ligada à Regional de Chapadinha, as três escolas da rede estadual fizeram as provas hoje, devido ao feriado de aniversário da cidade, na terça-feira (13).
Nos seis municípios da regional de Caxias, as provas foram aplicadas nesta quarta-feira, e contou com a participação dos estudantes maciça em todas as escolas.
Avaliação da Comunidade escolar
Em três dias de provas, o ‘I Simuladão Mais Ideb’ mobilizou mais de 81 mil estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escolas da rede estadual de ensino, nos 217 municípios maranhenses.
O simulado que visa avaliar as habilidades de leitura, interpretação textual e resolução de problemas com base na Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática para todas as séries, além de preparar alunos para o Enem, foi aceito e avaliado de forma positiva pela comunidade escolar de toda a rede estadual. “Eu achei que a prova de português foi muito boa, com bastante texto que exigia conhecimento de estrutura linguística. A de matemática eu tive um pouco de dificuldade, mas, no geral foi muito boa a experiência”, disse Lídia Karoline de Sousa Rocha estudante do C.E. Cônego Aderson Guimaraes Júnior, da cidade de Caxias.
“Acho que a prova do Mais Ideb é muito importante e o que me chamou a atenção é essa questão da interpretação dos textos, achei muito bacana. A prova de Matemática também estava boa. Acho que essa avaliação é muito válida”, falou Venicius Brendo de Oliveira Teixeira, aluno do C.E. Gonçalves Dias, em Caxias.”Gostei bastante e acho que foi uma ótima experiência, porque vai poder mostrar onde nós precisamos melhorar e onde os professores podem nos ajudar”, declarou Dvylla Renata, estudante do C.E. Oscar Galvão, em Pedreiras.
Para o professor Márcio Sampaio, gestor da URE de Pedreiras, o simulado foi recebido com entusiasmo pela comunidade escolar da regional. “O simulado foi muito bem aceito pelas comunidades escolares. Professores, alunos, pais, todos se envolveram para que o resultado dessa avaliação seja o melhor possível. Só assim, juntos, podemos buscar uma educação com qualidade e uma Escola Digna. Avante Maranhão”, enfatizou o gestor.
A gestora da URE de Caxias, professora Lacy de Lourdes Assunção, o simulado é uma experiência motivadora para a comunidade escolar. “Esse simulado, ao mesmo tempo em que avalia o conhecimento, estimula o estudante a buscar conhecimento, a focar no conteúdo. Temos certeza que o resultado das provas será muito positivo, porque houve empenho de professores e alunos”, pontuou a professora Lacy.
Para a professora Nádia Dutra, secretária Adjunta de Ensino, que coordenou o processo de avaliação, a mobilização nas unidades regionais foi fundamental para a participação positiva dos alunos. “Este foi um momento singular, onde houve uma união de esforços em torno de um objetivo comum: a melhoria da educação no nosso estado. Foi uma ação que consolidou o objetivo do ‘Plano Mais Ideb’ que é a busca pela qualidade da educação pública do estado do Maranhão. Temos a satisfação pela etapa concluída e ao mesmo tempo, nos dá elementos para que possamos aprimorar os próximos simulados que teremos na rede”, destacou a Nádia Dutra.
O Secretário Felipe Camarão, que durante agenda na região Tocantina nesta terça-feira (13), acompanhou a aplicação do simulado em algumas escolas de Imperatriz, disse que ficou muito satisfeito com o empenho das regionais e o entusiasmo dos estudantes diante da avaliação.
“Esse é mais um momento, em que o governo Flávio Dino faz história na educação do Maranhão. Pela primeira vez acontece uma avaliação da educação, nesta proporção, no âmbito estadual. Isso demonstra o compromisso do governo com a qualidade da educação ofertada pela rede. E ver o empenho de gestores das Ure’s, gestores escolares e professores, e a aceitação e o entusiasmo dos estudantes na realização das provas, deixou ao governador Flávio Dino e a mim, muito felizes e com a certeza fortalecida de que estamos trilhando pelo caminho certo para chegarmos à educação que desejamos”, enfatizou o secretário de educação.
Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI