4/04/2016 1:34 pm

Seminário marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Imperatriz

Foto 1

Participação da gestora Regional de Educação de Imperatriz, professora Dra. Orleane Santana, na mesa solene

 Na última sexta (1º), no auditório da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), aconteceu o III Seminário sobre o Autismo, que marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. O objetivo do Seminário é a construção de um protocolo de acolhimento, diagnóstico, tratamento e encaminhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Imperatriz.

O evento é organizado pelo CAPSIJ (Centro Psicossocial Infanto Juvenil)/Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura de Imperatriz, em parceria com o Núcleo de Educação Especial/Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI).

“É um prazer muito grande fazermos parte também deste projeto, enquanto Unidade Regional de Educação. Gostaria de destacar a relevância do tema, pois realizar um seminário que trata sobre o autismo, no qual é constituído de profissionais da saúde e educação, é promover e efetivar uma educação inclusiva, que hoje é um grande desafio para nós”, declara a gestora Regional de Educação, professora Orleane Santana.

Uma programação variada aconteceu durante o seminário, como atividades culturais, músicas, vídeos e palestras. Transtorno do Espectro Autista: Etiologia e Classificação Estatística Internacional de Doenças, Diagnóstico Clínico e Diferencial, Abordagens Terapêuticas, Rede de Atendimento ao TEA, Avaliação de satisfação de atendimento e serviços, foram palestras realizadas com a psicóloga Nádia Borges, com a pedagoga Josinê Sousa e com as enfermeiras Mariana e Nádia Lima, e com a assistente social Paola Lima, todas profissionais da equipe do CAPSIJ.

Foi formada uma mesa de discussão para intervenções necessárias, composta por: Viviane da Conceição (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), Dra. Juracy (psiquiatra CAPSIJ), Francisca Marques (psicóloga CAPS IJ), Jucilene (coordenadora CREAS), Luzia Shirley (professora/UREI), Érica Ventura (APAE), Sherlene (NASF/UBS), Girlane Santos (AFAGAI), Monica Moreira (SBPMA), Glaucia (CAPS João Lisboa) e Leila Lopes (SIADI).

Em uma sala ao lado do auditório, foi montada uma brinquedoteca para atendimento às crianças e adolescentes com autismo, que foram ao evento acompanhado de seus pais, mães e outros familiares. Durante o seminário foram acolhidas/os neste espaço, onde puderam realizar várias atividades como jogos de montar, modelagem, pinturas e brinquedos.

Pais e mães de crianças e adolescentes com autismo deram depoimentos emocionados sobre o tratamento realizado no CAPSIJ e sobre o processo de inclusão de seus filhos nas escolas. “Temos a certeza dos avanços conseguidos para a efetivação do protocolo, no intuito de otimizar ainda mais o atendimento e tratamento de pessoas com Transtornos do Espectro Autista da Região Tocantina”, afirma a psicóloga Nádia Borges, ao final do evento.

AUTISMO

Síndrome que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento do indivíduo. Atualmente atinge em torno de 2 milhões de brasileiros e não se tem ainda uma causa certa.

CAPSIJ

Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil é formado por uma equipe multiprofissional especializados em diversas áreas, que prestam atendimento de forma integrada (assistente social, brinquedista, clínico geral, enfermeiro, educador físico, nutricionista, pedagogo, psicólogo, psiquiatra, técnico de enfermagem, oficineiro e cuidador). Funciona na Rua Sergipe, 23, Três Poderes, em Imperatriz.

 

Psicóloga Nádia Borges (CAPS IJ/UREI) durante palestra no Seminário

Psicóloga Nádia Borges (CAPS IJ/UREI) durante palestra no Seminário

 

Texto: Cida Marconcine

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI