9/08/2016 9:33 pm

Governo orienta gestores para o acompanhamento da frequência escolar

Foto 1_Lauro Vasconcelos_Seduc_09082016 - Governo orienta gestores para o acompanhamento da frequência escolar

A coordenadora estadual do PBF na Educação, Maria José Nazareno, fala aos gestores e coordenadores municipais

Coordenadores municipais do Programa Bolsa Família (PBF) na Educação e gestores escolares da rede estadual de ensino de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e Alcântara, receberam, nesta terça-feira (9), orientações quanto ao acompanhamento da frequência escolar, contribuindo dessa forma para a melhoria dos índices educacionais do Maranhão.

Promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Coordenação Estadual do PBF na Educação, a reunião técnica destacou o papel dos atores envolvidos – coordenador municipal e gestor escolar – para monitoramento da frequência dos alunos. Além disso, foi apresentado o Sistema Presença – MEC e os índices gerais do Maranhão relacionados ao 1º e 2º períodos deste ano.

Foto 2_Lauro Vasconcelos_Seduc_09082016 - Governo orienta gestores para o acompanhamento da frequência escolar

O secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento da Seduc, Williandckson Azevedo, ressaltou a importância do ‘Bolsa Família’

O secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento da Seduc, Williandckson Azevedo, ressaltou a importância do ‘Bolsa Família’ como um programa que visa dar proteção integral a toda a família. “O acompanhamento da frequência é fundamental porque a estratégia do PBF é a garantia do direito à educação, com o acesso e a permanência dos alunos na escola. Neste sentido, a Seduc está orientando os gestores para que avancemos nesse acompanhamento”, explicou.

A gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, Eva de Morais, frisou que a função da escola é verificar diariamente a frequência do aluno e manter o diálogo com a família. “A inserção dos dados é responsabilidade da escola. Gestão e professores devem buscar esse aluno que está faltando, conversar com a família e fazer as intervenções pedagógicas necessárias”, disse.

A coordenadora estadual do PBF na Educação, Maria José Nazareno, informou que a Seduc está trabalhando de forma articulada com os municípios e regionais, monitorando a frequência escolar no Maranhão, porque isso impacta na melhoria da educação. “Os índices da frequência impactam nos indicadores, portanto, se garantirmos uma boa frequência, teremos crianças, adolescentes e jovens aprendendo com qualidade”, concluiu.

Fonte: Seduc
Texto: Raphael Garreto
Fotos/Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI