16/08/2016 8:07 pm

Seduc promove curso de almoxarifado para pessoas com surdez

Foto 3_Divulgação_Seduc_16082016 - Seduc promove curso de almoxarifado para pessoas com surdez

Participam do curso 30 jovens oriundos de escolas da rede estadual e da comunidade em geral

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez – Professora Maria da Glória Costa Arcangeli (CAS), em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), deu início, nesta quarta-feira (16), ao curso de Almoxarifado para pessoas com deficiência.

O curso, que acontece nos dois turnos, atende a 30 jovens oriundos de escolas da rede estadual e da comunidade em geral. A maioria dos cursistas é formada por jovens com surdez, como é o caso de Leonardo Garcia, de 21 anos, que está em busca de conhecimento e qualificação para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. “O curso vai ajudar no meu desenvolvimento profissional e pessoal. Se eu não fizer um curso, se não tiver uma profissão a vida fica mais difícil. Espero muito ter um bom desempenho e conseguir uma vaga no mercado de trabalho”, disse Leonardo.

Foto 1_Divulgação_SeDUC_16082016 - Seduc promove curso de almoxarifado para pessoas com surdez

Leonardo Garcia está realizando o curso para conquistar uma vaga no mercado de trabalho

A proposta do curso é promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. No curso, que tem carga horária de 120 horas/aulas, e duração de três meses, os estudantes receberão orientações sobre recebimento, conferência e armazenagem de produtos e materiais em almoxarifados, armazéns e depósitos. Além de noção sobre movimentação de entradas e saídas, controlam os estoques, distribuição de produtos e materiais a serem expedidos.

Após o curso os alunos são encaminhados para estágio no mercado de trabalho. Nos últimos cinco anos, o CAS já conseguiu inserir mais de 120 jovens mudos/surdos no mercado de trabalho, por meio do Núcleo de Inclusão ao Mercado de Trabalho (NIT).

O CAS

O CAS é um dos principais centros de referência em Libras no estado e tem como objetivos: promover a política de educação inclusiva e valorizar a diversidade linguística dos alunos surdos no Maranhão; difundir a Língua Brasileira de Sinais – Libras; promover formação continuada para professores de classes bilíngues, regulares, instrutores, gestores e supervisores das escolas inclusivas; orientar quanto a preparação e inserção no mercado de trabalho; incentivar as expressões artístico-culturais; e capacitar professores intérpretes e instrutores de Libras.

“O nosso foco maior são as pessoas com surdez e os profissionais que trabalham com esse público, também recebemos a comunidade que quer aprender a se comunicar por meio da linguagem em libras, porque tem um filho, um amigo, um vizinho com surdez, ou porque já se deparou com situações em que precisou se comunicar por meio dos sinais e não pôde, ” destacou Vanessa Nascimento Coelho, Diretora Adjunta do CAS.

O CAS oferece cursos gratuitos de Libras. Na última semana foram abertas pré-inscrições para cursos de Língua Brasileira de Sinais. Mais de 540 pessoas se inscreveram para disputar 120 vagas nos cursos de Libras nos níveis básico, intermediário e avançado. Nesta quarta-feira (17) serão sorteadas as vagas para o nível básico. Já para os níveis intermediário e avançado os inscritos farão provas. As aulas começam na próxima semana.

O Cas está situado na Avenida Carlos Macieira, s/n, bairro Alemanha. Contato: 3243 6693

Foto 2_Divulgação_Seduc_16082016 - Seduc promove curso de almoxarifado para pessoas com surdez

Participam do curso 30 jovens oriundos de escolas da rede estadual e da comunidade em geral

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI