9/10/2016 5:32 pm

Provas do curso de Gestão Escolar foram aplicadas neste domingo

imageCentenas de professores e especialistas em educação da Rede Estadual de Ensino realizaram, na manhã deste domingo (9), as provas do curso de Certificação Básica em Gestão Escolar, primeira ação formativa do Programa Mais Gestão. As provas foram aplicadas nas 19 Unidades Regionais de Educação (URE) do Estado.

Com carga horária de 20h e aproximadamente 1400 inscritos, o curso iniciou em agosto e foi realizado em ambiente virtual de aprendizagem. Esta é a primeira capacitação realizada por meio da plataforma digital, que atraiu a participação de profissionais de todas as Unidades Regionais de Educação (URE) do Estado.

image“O programa Mais Gestão atende dois eixos do Programa Escola Digna, que é a formação continuada dos profissionais da rede e a gestão democrática. Este curso, especificamente, é pré-requisito para a eleição de gestores 2016 e foi muito positiva a participação e interação de todos os inscritos. O alcance foi muito bom para a primeira experiência, pois conseguimos chegar a todas as UREs, e temos a certeza que outros cursos virão e a adesão será melhor ainda”, destacou a secretária-adjunta de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Nadya Dutra.

“Curso muito bom, com plataforma muito fácil de se trabalhar. A tutora nos acompanhou constantemente, facilitando a comunicação e tirando nossas dúvidas. Atingiu o objetivo. É uma oportunidade de aprendizado para todos”, afirmou a a professor Marta Suzana Farias Brasil, que há 10 anos leciona artes na rede estadual.

Loneliarte Mendonça Castro é professor de Química há 16 anos e também avalia como positiva a primeira capacitação realizada por meio do ‘Mais Gestão’. “A participação dos professores no curso foi muito boa, com contribuições muito positivas no ambiente virtual e tutores prestando os devidos esclarecimentos. Muito importante esse tipo de iniciativa, pois contribui com todos que vão assumir funções públicas. É muito bom sabermos quais são os procedimentos adequados para cada situação, pois quanto mais conhecimento temos, melhor podemos administrar”, enfatizou.

O Curso de Certificação Básica em Gestão Escolar é pré-requisito indispensável à inscrição e concorrência ao cargo de gestor escolar, no processo de consulta democrática que será realizado até o final do ano. A ação integra o ‘Escola Digna’ e tem como objetivo fortalecer a gestão escolar nos princípios democráticos e participativos com ações formativas que orientem os gestores no planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das ações estruturantes da escola em prol da melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes e do avanço nos indicadores educacionais.

Com uma rede de 30 tutores, distribuídos em turmas com até 45 cursistas, oriundos de diversas regiões do Estado, todo processo de produção e execução do curso foi desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio de parcerias entre as Secretarias de Educação; Ciência e Tecnologia e Comunicação.

imageFonte: Seduc
Texto: Luana Müriella
Fotos: Nael Reis/Secap

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI