O Governador Flávio Dino inaugurou, recentemente, durante as comemorações alusivas aos 405 anos de São Luís, a reforma geral da centenária Escola Modelo Benedito Leite, que foi fundada em 1900 e se constitui em uma das mais antigas escolas do país.
Cabe ressaltar que, desde 1948, ano em que passou a funcionar no prédio da Praça Antônio Lobo, a Escola Modelo nunca havia recebido uma reforma com a mesma dimensão da que foi executada pela gestão do Governador Flávio Dino.
Naquela ensolarada tarde de 5 de setembro de 2017, dia em que comunidade escolar recebeu a nova Escola Modelo, rememorei em meu discurso o legado deixado pelo patrono da escola, o político maranhense Benedito Pereira Leite, que foi promotor de justiça, juiz, deputado estadual e federal, senador e governador do estado.
Como membro sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), não poderia deixar de destacar essa figura histórica, que também deu nome à Biblioteca Pública, reestruturada em sua gestão; a uma maternidade, praças e um importante município maranhense.
Na época em que foi governador, Benedito Leite vivenciou um estado de profunda crise econômica tal qual vive o Brasil nos dias atuais e, como alternativa para amenizar essa situação, foi lhe apresentada a possibilidade de extinguir a Escola Normalista e a Escola Modelo. Prontamente ele respondeu que preferia cortar sua mão a assinar o ato de extinção da Modelo e essa é a razão pela qual a estátua localizada na praça, que também recebe seu nome, Benedito Leite figura sem a mão direita.
Faço questão de relembrar o ilustre estadista e político maranhense da segunda metade do século XIX e início do século XX, para fazer uma analogia ao trabalho que o Governador Flávio Dino vem realizando no estado do Maranhão, mesmo diante de um momento de crise, similar ao que se passava naquela época. O governador Flávio Dino pode sacrificar qualquer outra área, mas jamais fará sacrifício ou concessões com a educação.
É por isso que o governador e toda a sua equipe, da qual faço parte com muito orgulho, veste a camisa do Programa Escola Digna, que tem como objetivo reestruturar todas as escolas da rede estadual, e a Escola Modelo, que é a segunda escola mais antiga de São Luís, não poderia ficar de fora.
Ao mesmo tempo em que parabenizo toda comunidade escolar pela belíssima Escola Modelo, aproveito para agradecer os estudantes e professores pelo sacrifício que fizeram de estar durante a reforma em um prédio provisório. Mas agora vocês têm uma escola digna, totalmente reformada, climatizada, com laboratório, quadra e auditório adequados para a aprendizagem com qualidade.
Viva Bendito Leite!
Viva a Escola Modelo!
Viva o Governador Flávio Dino!
Viva o Maranhão!
Felipe Camarão
Professor
Secretário de Estado da Educação
Membro da Academia Ludovicense de Letras
Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI