23/09/2019 7:38 pm

Aberta a VII Semana da Pessoa com Deficiência em São Luís

Dilson Bessa, coordenador do Fórum Maranhense de Pessoas com Deficiência

Dilson Bessa, coordenador do Fórum Maranhense de Pessoas com Deficiência

Com o intuito de promover o amplo acesso à educação, garantindo a construção de um sistema de ensino inclusivo, o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc),em parceria com o Ministério Público, deu início, nesta segunda-feira (23), à VII Semana da Pessoa com Deficiência,no Auditório do Ministério Público. Até sexta-feira o evento será realizado também nos Centros Especializados e Núcleo.

O evento teve início às 9h e contou com a belíssima apresentação do CEEE Helena Antipoff – Ritmo Brasil Inclusivo. Em seguida, a Profª. Drª. Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), palestrou sobre “Educação Inclusiva do que estamos falando, quando o grande desafio é assegurar o direito de aprender”.

À tarde, a programação contou com a apresentação do Coral do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (NAAH/S), palestra com doutora Hilce de Castro Aguiar, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sobre a “Formação docente questão central para qualificar a inclusão, mesa redonda e muito debate”.

As atividades do evento possibilitarão a socialização das conquistas, a reflexão sobre práticas pedagógicas que atendam a diversidade de estudantes matriculados na rede estadual de ensino e o delineamento das perspectivas frente a construção da nova política de Educação Especial, fator de grande importância no atual contexto.

Eliziane Oliveira, superintendente de Gestão do Ensino e Desenvolvimento da Aprendizagem da Seduc, destacou a importância das atividades realizadas nas escolas e nos centros especializados para garantir uma educação inclusiva.

“A VII Semana da Pessoa com Deficiência é muito importante para a Secretaria de Educação. É um momento de debate, reflexões para que a gente possa assegurar todo o trabalho da educação inclusiva que vem sendo feito nas escolas, nos centros especializados e garantir uma aprendizagem de qualidade para todos os estudantes. As escolas e os centros são espaços ideais para que as pessoas tenham os seus direitos à educação assegurados”, revelou.

Professora Rosane Ferreira, Assessora de Educação Especial da Seduc, ressalta importância da inclusão nas escolas

Professora Rosane Ferreira, Assessora de Educação Especial da Seduc, ressalta importância da inclusão nas escolas

“Eu vejo esse momento como de muita importância, uma vez que a inclusão se dar pela entrada da pessoa com deficiência na escola, onde tem que ter a acessibilidade arquitetônica, mas também as quebras dos paradigmas, onde a escola deve se adaptar à pessoa com deficiência, ao adolescente que chega ali para ser trabalhado em todas as suas potencialidades, visando contribuir para todo o contexto educacional. É importante que a sociedade esteja preparada para contribuir e para ser objeto de mudança”, destacou a Promotora de Educação Inclusiva, do Ministério Público, Luciane Belo.

A assessora de Educação Especial da Seduc, Rosane Ferreira, revelou que o papel da escola vai além de garantir vagas para os estudantes com deficiência.

“O nosso objetivo é garantir a aprendizagem da pessoa com deficiência, adequando o currículo para que ele seja um instrumento de libertação e autonomia e fazer com que as nossas escolas possam ser realmente espaços de inclusão para além de colocar e garantir matrícula na escola, mas assegurar que os estudantes com deficiência possam promover de fato a sua aprendizagem”, destacou.

“O evento discute a permanência e as reflexões sobre a pessoa com deficiência na escola e para a gente, essa discussão é muito importante, porque, tradicionalmente, a pessoa com deficiência tem uma exclusão muito grande e garantir os direitos para que elas possam ter acesso à educação de qualidade é fundamental, nesse sentido o debate se faz necessário”, expressou Dilson Bessa, coordenador do Fórum Maranhense de Pessoas com Deficiência e Patologia.

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos
Texto: Antônio Figueredo
23/09/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI