18/08/2016 8:29 pm

Abertas inscrições para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM 2016)

Estão abertas, até 5 de setembro, as inscrições para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM 2016), programa voltado ao fortalecimento do protagonismo juvenil em países ligados ao Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul), que oportuniza estudantes do ensino médio discutirem sobre questões ligadas à educação. Em 2016, o tema principal do PJM será “O ensino médio que queremos”.

A partir deste ano, o edital do programa dispõe sobre o processo de seleção específico para a participação dos representantes da rede pública estadual de ensino, com a pré-seleção de 81 estudantes de todos estados brasileiros, do ensino médio, sendo três por unidade da federação.

Na etapa estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio de uma Comissão Estadual de Análise e Avaliação do Parlamento Juvenil do Mercosul, irá selecionar três projetos entre os recebidos de todos alunos da Rede Estadual, para concorrer à representação do Maranhão, que disputará a vaga com um estudante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, selecionado pelo IFMA.

Para participar do processo seletivo, os estudantes interessados devem estar matriculados e frequentando regularmente o 1º ou 2º ano do Ensino Médio, ter boa atuação escolar (frequência, conduta e rendimento), e elaborar um projeto autoral de protagonismo juvenil que contemple sua realidade local, e que deverá ser encaminhado à Coordenação do PJM da Seduc.

Conta ainda como critério de participação a habilidade para adaptar-se ao convívio com pessoas de diferentes culturas e crenças religiosas. Os selecionados precisam ter disponibilidade e autorização dos pais para realizar viagens nacionais e internacionais, que serão todas acompanhadas por representantes do Ministério da Educação (MEC). A ficha de inscrição e a relação de documentos a serem anexados vêm descritos no edital, assim como um caderno de orientações para a elaboração do projeto.

A seleção nacional dos representantes brasileiros será coordenada pelo MEC, por meio de processo eleitoral democrático envolvendo os 108 candidatos nacionais pré-selecionados (três da Rede Pública Estadual e um de curso técnico, de cada uma das 27 unidades federativas).

Com perfis e projetos divulgados em portal na internet, as candidaturas ficarão disponíveis para consulta pública por período determinado, antes de se realizar a eleição online, de 17 a 21 de outubro, com votação através de cadastro no portal. Durante o processo eleitoral, os estudantes poderão apresentar suas propostas em vídeos e postagens nas redes sociais, utilizando a hashtag #EleiçãoPJMBrasil2016.

Com mandato de dois anos (2016 a 2018), os parlamentares juvenis serão eleitos em países-membros e associados do Mercosul para elaborar propostas que contemplem necessidades educacionais comuns ao bloco, em linhas temáticas como inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. No Brasil, a iniciativa tem coordenação da Assessoria Internacional do MEC, com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Resultado final

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 31 de outubro. Os eleitos serão convocados para participar de curso de formação, quando receberão orientações sobre o papel do parlamentar juvenil. O edital informa que datas, locais e cronograma posteriores à seleção serão divulgados oportunamente, e os custos de participação serão subsidiados pelo MEC, com exceção do traslado da cidade de origem até o aeroporto.

Mais informações sobre a pré-seleção podem ser obtidas na Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais da Seduc, na Coordenação do PJM, na Rua Edmundo Calheiros, nº05, Qda,45, Bairro São Francisco, Cep:65076-390. Também pelos telefones (98) 981556070 e 981815220/996037366 com as voordenadoras: Profª Rosiméria Braga de Carvalho e Profª Millena Kelly Costa da Silva ou por correio eletrônico (pjmma2016@gmail.com). No caso da etapa nacional, as dúvidas devem ser enviadas ao MEC (ai@mec.gov.br).

CADERNO DE ORIENTAÇÕES

EDITAL 2016

Fonte: Seduc

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI